Do castelo da Cinderela ao vilarejo da Bela, conheça as verdadeiras inspirações por trás destes clássicos da Disney
O Castelo de Neuschwanstein foi construído na segunda metade do século 19, na região da Bavária, na Alemanha, por Luís II da Baviera. Ele aparece nas cenas do filme A Bela Adormecida e também foi a inspiração por trás do Castelo da Cinderela, símbolo dos estúdios Disney. Sabia que, na versão real, existe uma sala do trono onde não existe um trono? É que Luís II morreu antes de a obra ser concluída.
A Estação Grand Central, localizada em Nova York, nos Estados Unidos, serviu de inspiração para o filme Detona Ralph. Inaugurada em 1903, ela é considerada a maior estação ferroviária do mundo. Em média, 125 mil usuários passam pelas 44 plataformas por dia.
No filmeValente, da princesa ruiva Mérida, você pode ver o Castelo de Eilean Donan, que fica em uma pequena ilha em Loch Duich, a oeste da Escócia. O local, criado no século 13, servia de defesa contra os vikings. O castelo foi restaurado entre 1919 e 1932, e atualmente é um dos lugares mais fotografados da região.
Ariel e a família dela vivem no fundo do mar em A Pequena Sereia. Mas o castelo que aparece quando ela vai para a superfície é inspirado num de verdade: o Castelo de Chillon, em Veytaux, na Suíça. Ele fica à beira do Lago Léman e aos pés de uma colina. Por isso, é um duplo ponto turístico (e o monumento mais visitado da Suíça): à beira do lago está a fortaleza e do outro lado a residência real.
A Cidade Proibida, localizada no centro de Pequim, na China, foi o palácio imperial do país entre o século 15 e o início do século 20. Era o centro cerimonial e político do governo chinês. O local foi chamado de proibido porque apenas o imperador, sua família e alguns de seus empregados tinham permissão para entrar nos prédios do palácio. Declarada Patrimônio Mundial da Humanidade em 1987, a Cidade Proibida aparece no filme Mulan.
O vilarejo de Alsácia, na França serviu para ilustrar a vila onde Bela, de A Bela e a Fera, mora. Localizada a leste do país, junto às fronteiras da Alemanha e Suíça, a cidade real se estende em uma planície entre o rio Reno e as montanhas dos Vosges. Alsácia tem população de quase 2 milhões de pessoas e faz parte da rota turística da França.
No filme A Princesa e o Sapo, Tiana e o príncipe, por causa de um feitiço, viram sapos. Para reverter a magia, os dois passam por muitas aventuras, em um cenário inspirado na Baía Pântanos de Louisiana, nos Estados Unidos. A bacia tem uma área de 1956 quilômetros quadrados e é um dos passeios mais procurados na região.