Conheça como é a infância em outros cantos do mundo
Você sabe como é a infância em outros países? Alguns lugares têm costumes bem diferentes, que se estendem a esta fase da vida!
As crianças inuíte de Nunavut, no norte do Canadá, não se incomodam com as baixas temperaturas do inverno — que podem chegar a 50 graus Celsius negativos. Nessa época, elas se divertem com corridas de trenós puxados por cachorros e ajudam a construir iglus com blocos de gelo (abrigos usados pelos homens quando vão caçar). No verão, andam de bicicleta e nadam nos riachos.
Iêmen
No Iêmen, a brincadeira das crianças é correr e se esconder nas ruas, que parecem um labirinto. Elas também constroem seus próprios brinquedos com pneus velhos e sucata. Quando os meninos crescem, ganham do pai uma adaga (tipo de faca). Já as meninas, escolhem um véu para cobrir os cabelos — um costume da religião delas, o islamismo.
Havaí
Desde pequenas, as crianças do Havaí aprendem a surfar. À noite, elas se divertem com as festas na praia chamadas de luau, ondem cantam, dançam e ouvem as histórias de aventuras dos pais e parentes. No inverno, as famílias organizam passeios de barco para ver as baleias, que não param de saltar no meio do mar.
Vietnã
No Vietnã, as pessoas, às vezes, usam elefantes como meio de transporte. Por isso, lá existe a profissão de tratador de elefantes. As crianças adoram ver o tratador treinando o animal e até podem oferecer bananas para o bicho. Quando as famílias saem para passear, levam os filhos para shows de marionetes e para brincar em praças e parques.
Polônia
Na Polônia, todo mundo gosta muito de dançar. Em várias partes do país, as crianças vestem roupas típicas bordadas para participar de danças folclóricas. Elas também adoram a Páscoa. Nessa época, os amigos se reúnem para pintar a casca de ovos cozidos de galinha com desenhos coloridos. Cada região do país faz um tipo de pintura. Os ovos decorados são chamados de pisanki.
Laos
Os meninos do Laos (na Ásia) passam um tempo de suas vidas num monastério. Nesse lugar, onde moram apenas monges, eles estudam a religião budista e aprendem inglês. Nesse período, raspam a cabeça e vestem mantos alaranjados. Estão sempre alegres e, ao passear pelas ruas, cumprimentam todo mundo.