Saiba mais sobre o que é a Fortaleza da Solidão, local que ganhou destaque na mais recente prévia do filme 'Superman', de James Gunn
Na última quinta-feira, 3, a DC Studios divulgou mais uma prévia para o filme “Superman”, novo longa sobre o Homem de Aço protagonizado pelo ator David Corenswet, e dirigido pelo renomado cineasta James Gunn (Guardiões da Galáxia).
Durante o trecho, podemos ver um Superman completamente machucado sendo levado por Krypto, o cão extraterrestre adotado pelo herói, para a Fortaleza da Solidão, onde é recebido por um grupo de robôs kryptonianos que o ajudam a se recuperar. Veja!
Mas, você sabe o que é a Fortaleza da Solidão? A RECREIO te explica!
Considerada como um lar para Kal-El, a Fortaleza da Solidão surgiu pela primeira vez na HQ “Superman #17”, de 1942, como uma caverna normal dentro de uma montanha fora de Metrópolis onde Clark costumava guardar seus pertences que não conseguia guardar em outro lugar.
No entanto, o termo “Fortaleza da Solidão” só foi oficialmente utilizado no quadrinho “Superman #58”, de 1949, onde o local ganhou novas características, passando a ser localizado nos “desertos polares” — mas ainda um pouco diferente da que conhecemos hoje.
A versão que estamos acostumados só surgiu em 1958, na HQ “Action Comics #241”, durante a história "A Super-Chave para o Forte do Superman". Nela, é descrito que a Fortaleza, que é protegida por uma gigante porta de ferro, está construída em um penhasco localizado no Ártico. Para entrar lá, só estavam aptas pessoas com força kryptoniana, capazes de levantar uma chave de metal gigante para girar a fechadura.
Por anos, o local serviu como uma espécie de museu ao planeta de Krypton. Dentro, era possível ver duas estátuas gigantes de Jor-El e Lara, pais do Superman, segurando o globo de seu planeta de origem, além de também poder encontrar estátuas dos melhores amigos de infância de Clark, uma legião de robôs de Kal-El, um zoológico alienígena, o projetor para a Zona Fantasma (região onde são abrigados os piores criminosos kryptonianos) e a Cidade Engarrafada de Kandor (cidade kryptoniana que foi encolhida por Brainiac).
Após os acontecimentos da "Crise nas Infinitas Terras", em 1985, a Fortaleza da Solidão ficou esquecida por um tempo, até o herói receber um antigo artefato de Krypton chamado “Erradicador”, responsável por fazer com que o local “crescesse”.
Isso porque, nessa nova era, a Fortaleza também passou a contar com uma série de novos itens modernos de tecnologia kryptoniana, incluindo a chegada de Kelex, o robô que pertencia ao pai de Superman em seu planeta natal, e que ganhou a função de manter o local funcionando.