Quem é mais forte, Galactus ou Thanos?

Com a estreia de Galactus no MCU após o lançamento de 'Quarteto Fantástico: Primeiros Passos', descubra quem é mais forte entre ele e Thanos!

Galactus, de 'Quarteto Fantástico: Primeiros Passos' (2025) e Thanos, de 'Vingadores: Guerra Infinita' (2018) - Reprodução/Marvel

A chegada de ‘Quarteto Fantástico: Primeiros Passos‘ nos cinemas apresentou ao público uma das forças mais destrutivas já vistas no Universo Cinematográfico da Marvel. Galactus estreou como antagonista principal do longa e, em poucos minutos, já demonstrou possuir habilidades que o colocam em um novo patamar de ameaça para os heróis da franquia.

Assim, sua introdução abriu espaço para comparações com outro vilão marcante do estúdio: Thanos, responsável pelo estalo que dizimou metade do universo em ‘Vingadores: Guerra Infinita’.

Quais são os poderes de Galactus?

[CUIDADO, TRECHO ABAIXO CONTÉM SPOILERS]

Cena de ‘Quarteto Fantástico: Primeiros Passos’ – Reprodução/Marvel Studios

Galactus surgiu com domínio absoluto do Poder Cósmico, sendo capaz de devorar planetas inteiros e manipular matéria, energia e gravidade com facilidade. A versão do personagem interpretada por Ralph Ineson ainda apresentou telecinese, cura rápida e a habilidade de alterar seu tamanho conforme necessário.

No filme, mesmo após ser atacado por membros do Quarteto Fantástico e pelo Surfista Prateado, não foi derrotado, apenas contido e empurrado para as bordas do universo.


Quais são os poderes de Thanos?

Thanos em ‘Vingadores: Ultimato’ – Divulgação/ Marvel Studios

Thanos, por outro lado, teve sua trajetória construída ao longo de vários filmes do MCU ao que, mesmo sem as Joias do Infinito, demonstrou força física superior, sendo capaz de enfrentar o Hulk em combate direto. Com a Manopla equipada, elevou seu poder ao ponto de manipular tempo, realidade, espaço e vida, o que o tornou um dos vilões mais temidos da franquia.

No entanto, foi derrotado em ‘Vingadores: Ultimato’ após ser surpreendido por Tony Stark, o Homem de Ferro, que tomou as Joias e as usou contra ele.


Afinal, quem é o mais forte?

Batalha entre Galactus e Thanos em ‘Thanos Annual’ (2014) – Reprodução/Marvel Comics

Em uma comparação entre os dois icônicos antagonistas da Marvel há uma diferença fundamental ao que, enquanto Thanos atinge seu auge ao reunir as Joias do Infinito, Galactus já nasce com acesso irrestrito ao Poder Cósmico, uma fonte de energia que não depende de outros objetos e que o coloca em um nível superior de ameaça.

O Devorador de Mundos é uma entidade cósmica ancestral, cuja existência precede até mesmo a formação do universo atual, e sua sobrevivência está diretamente atrelada ao equilíbrio do cosmos, assim, a ausência de uma derrota definitiva em ‘Quarteto Fantástico: Primeiros Passos’, ao contrário do que ocorreu com Thanos, que foi morto duas vezes em ‘Vingadores: Ultimato’ e teve seu plano frustrado, reforça a superioridade do Galactus.

Vale lembrar que nos quadrinhos, os dois personagens se enfrentaram em diferentes arcos, com resultados variados. Quando na posse da Manopla do Infinito, Thanos foi capaz de enfrentar e vencer entidades cósmicas, incluindo Galactus. No entanto, sem os poderes combinados das Joias, o Titã foi facilmente superado, chegando a implorar por sua vida durante o enredo de ‘Aniquilação‘, também reconhecendo, em uma de suas histórias, que seria “insensato” desafiar o Deus sem uma boa estratégia.