Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Quantas vezes o BTS já veio ao Brasil?

Relembre todas as visitas que Jin, RM, Suga, J-Hope, Jimin, V e Jungkook, os integrantes do BTS, já fizeram ao Brasil ao longo da carreira

por Daniela Bazi

Publicado em 10/09/2024, às 15h57 - Atualizado em 16/09/2024, às 11h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Integrantes do BTS em shows no Brasil - Divulgação/BigHit Music e Reprodução/X/bts_bighit/YouTube/디스패치 / Dispatch
Integrantes do BTS em shows no Brasil - Divulgação/BigHit Music e Reprodução/X/bts_bighit/YouTube/디스패치 / Dispatch

Com mais de 11 anos de carreira, o BTS conseguiu ultrapassar as barreiras do k-pop, e é um dos maiores boygroups da indústria musical internacional atualmente, conseguindo manter sua relevância mesmo em hiato, devido ao serviço militar obrigatório que todos os integrantes precisam cumprir.

No entanto, nem tudo foram flores na história de Jin, RM, Suga, J-Hope, Jimin, V e Jungkook. Isso porque, no início, o grupo passou por inúmeras dificuldades, principalmente por estrearem em uma empresa que, na época, era considerada pequena, a BigHit Entertainment (atual BigHit Music), e não possuía tantos recursos como as principais agências de entretenimento, como a SM Entertainment, YG Entertainment e JYP Entertainment, conhecidas juntas como “Big 3”.

O fato, inclusive, é citado durante o documentário “BTS Monuments: Beyond The Star”, disponível no Disney+, onde os integrantes explicam que um dos momentos mais difíceis de sua trajetória foi exatamente o período logo após a estreia.

No primeiro episódio, RM, líder do grupo, explica que, após receberem o prêmio de “Artista do Ano” no Melon Music Award de 2013, o conjunto passou a ser muito comparado com artistas de empresas maiores, fazendo com que eles sentissem que não estavam à altura dos outros idols.

“Depois do prêmio comparam-nos sempre com as grandes agências. Acho que sempre nos sentimos inferiores”, desabafou RM.

Apesar dos desafios, o BTS passou a criar uma relação especial com o Brasil desde o começo de sua carreira. Em 2014, apenas um ano após sua estreia, o septeto realizou sua primeira visita a terras brasileiras, trazendo a turnê “RWeL8?” para a Vila Marquês, em São Paulo, com um público de 1.500 pessoas.

No ano seguinte, eles voltariam para a capital paulista, dessa vez com a turnê “BTS Live Trilogy Episode II. The Red Bullet”. Provando seu crescimento, em sua segunda passagem pelo nosso país, o boygroup conseguiu se apresentar para uma audiência ainda maior: 8 mil pessoas no antigo Espaço das Américas, atual Espaço Unimed, localizado no bairro Barra Funda.

Já 2017 é considerado por Suga como o “ponto de virada” do BTS, principalmente após a presença do conjunto na premiação Billboard Awards, responsável por ajudar em sua visibilidade internacional. Neste mesmo ano, a formação retornou ao Brasil para se apresentar por dois dias no Citi Bank Hall (atual Vibra São Paulo), na cidade de São Paulo, com a turnê “The Wings”, que contou com a presença de 7 mil ARMYs em cada dia, totalizando um público de 14 mil pessoas.

A visita mais recente de Jin, RM, Suga, J-Hope, Jimin, V e Jungkook ao nosso país marca o crescimento internacional estrondoso do boygroup. No ano de 2019, a formação desembarcou novamente na capital paulista, para realizar dois shows esgotados no estádio Allianz Parque com a turnê “Love Yourself: Speak Yourself”, totalizando 80 mil pessoas nos dois dias.

Mostrando que a relação entre o BTS e os B-ARMYs (como são chamados os fãs brasileiros do grupo) é ainda mais especial, o conjunto fez questão de registrar os shows de São Paulo, com a performance sendo lançada através do DVD “BTS - SPEAK YOURSELF TOUR: LIVE IN SÃO PAULO”.