Ao todo, 12 garotas conseguiram conquistar o título de princesas da Disney; descubra quem são elas e saiba mais sobre suas histórias!
Publicado em 11/11/2024, às 15h00
Para uma personagem conseguir entrar para uma das franquias mais bem sucedidas e lucrativas já criadas pelo renomado cineasta Walt Disney, e ter a oportunidade de entrar no seleto grupo de princesas da Disney, é preciso que ela siga cinco regras específicas. São as abaixo:
Ainda que para integrar o seleto grupo seja preciso cumprir requisitos muito claros, 12 garotas conquistaram o feito por meio de belas histórias que ultrapassam gerações e inspiram diversas crianças ao redor do globo — mas quem são elas?
Para solucionar a questão, a RECREIO reuniu abaixo cada uma das princesas da Casa do Mickey seguindo a ordem em que foram lançadas para que você possa conhecer. Confira todas na lista!
A jovem de 14 anos foi apresentada em ‘Branca de Neve e os Sete Anões’ (1937). A trama que acompanha Branca de Neve sendo perseguida por sua madrasta, a Rainha Má, após ser considerada a mais bela de todo o reino pelo Espelho Mágico, foi responsável não só por mostrar a primeira princesa oficial da Disney, como também, a primeira protagonista de um longa-metragem animado produzido pelo estúdio.
Se tornando a segunda princesa já lançada pelo estúdio, Cinderela é a jovem de 19 anos que surgiu no filme que leva seu nome divulgado em 1950. Na trama, a garota acaba sendo mantida como escrava por sua madrasta após perder seu pai, sendo obrigada a realizar serviços domésticos e atender aos desejos da mulher e de suas duas filhas biológicas.
Apesar da realidade cruel, Cinderela nunca desiste de sonhar, e com a ajuda da Fada Madrinha e dos pequenos animais de quem é amiga, ela consegue ir ao Baile do Príncipe Encantado, onde acaba deixando para trás o sapatinho de cristal que mudaria toda a sua vida.
Surgindo pela primeira vez em ‘A Bela Adormecida’ (1959), a doce Aurora é a princesa que se torna vítima de uma maldição lançada pela fada Malévola. O feitiço faz com que no aniversário de 16 anos da jovem, ela espete o dedo numa roca e logo após, caia em um sono profundo, onde só é despertada após receber um beijo de seu amor verdadeiro, o Príncipe Phillip.
A rebelde e sonhadora Ariel teve sua história apresentada em ‘A Pequena Sereia’ (1989). Ela, que é a primeira princesa meio humana da Disney, é uma jovem de 16 anos que sonhava em sair de seu reino subaquático chamado Atlântida e viver entre os humanos. O desejo acaba fazendo com que ela assine um acordo com bruxa do mar Úrsula, onde ela ganha pernas e pode viver ao lado do Príncipe Eric por um tempo, mas acaba perdendo — quase que para sempre — a sua voz.
Apaixonada por livros, a inteligente e gentil Bela surge em ‘A Bela e a Fera’. O filme de 1991 mostra a jornada da garota de 17 anos que, após ter seu pai ser aprisionado pela fera, se oferece como uma moeda de troca pela liberdade do homem.
Depois disso, Bela mostra que é possível ver muito além das aparências ao viver no palácio amaldiçoado da fera e se apaixonar pelo príncipe que havia sido transformado na temível criatura peluda.
Filha do Sultão, a destemida Jasmine, foi apresentada em ‘Aladdin’ (1992), se tornando a primeira princesa que não é da Europa, e também, a primeira princesa não-branca do estúdio.
No filme, a garota de 16 anos vai contra as tradições para definir seu próprio destino, além de mostrar que o amor ultrapassa as diferenças sociais, já que se apaixona por Aladdin, o pobre garoto que encontra uma lâmpada mágica e pode ter a chance de ter seus desejos realizados pelo gênio.
Apresentada como a única filha do chefe da tribo, Pocahontas teve sua história explorada no filme que leva o seu nome lançado em 1995, onde ela se apaixona por John Smith, um dos colonos ingleses que ameaçam tomar o local em que morava e, juntos, conseguem dar um fim no conflito que rondava os dois povos pelo território.
A princesa é inspirada em uma figura histórica real: Amonute, filha do líder do povo Powhatan, que acompanhou a briga entre colonos e americanos e, em 1607, quanto tinha entre 10 e 12 anos, salvou John Smith de ser morto pelo seu pai. Fora da animação, não houve nenhum romance entre a garota e o homem.
Disfarçada de homem, Mulan parte para guerra no lugar de seu pai, que está velho e doente, onde ela defenderá a China do temível Shan Yu. A personagem de 16 anos que surge em ‘Mulan’ (1998) é inspirada em uma figura lendária chinesa, e a primeira a se tornar princesa por executar um feito heroico.
“A Princesa e o Sapo” (2009) apresenta Tiana, garota de 19 anos que sonha e batalha para ter seu próprio restaurante em Nova Orleans. Quando está quase lá, ela acaba se transformando em um sapo ao tentar ajudar um príncipe que sofreu uma maldição, passando a viver diversas aventuras até que possa concluir seu objetivo.
A jovem que possui longos cabelos dourados é apresentada em ‘Enrolados' (2010). No filme, ela sonha em se libertar da torre em que foi aprisionada por Gothel, uma velha mulher que usa os poderes dos cabelos de Rapunzel para se manter jovem, sem saber que a princesa é procurada em um reino não muito distante.
Enfrentando a tradição, a princesa Merida luta por sua própria mão em uma disputa de arco e flecha que definiria com quem ela iria se casar. No entanto, conforme mostra o filme de 2012, a ação acaba gerando um conflito com a sua mãe, a Rainha Elinor, que será difícil de resolver.
Com 16 anos, a garota que surge em ‘Moana’ (2016), é a última princesa da Disney. A história acompanha Moana saindo em uma aventura pelo mar a fim de salvar seu povo de uma praga. A aventura é guia pelo carismático semideus Maui.
Leia também: Quais são todos os príncipes da Disney?