Populares nos contos de fadas encontrados nos livros, as princesas contam também com retratações nas grandes telas pela Disney, fazendo parte da trajetória da empresa desde o lançamento do primeiro longa-metragem do estúdio: ‘A Branca de Neve e os Sete Anões’, que chegou aos cinemas em 1937 sob a direção de David Hand, Wilfred Jackson, Perce Pearce, William Cottrell, Larry Morey e Ben Sharpsteen e recebeu um Oscar Honorário em 1939 por sua contribuição à história indústria cinematográfica.
Nos anos que se seguiram, mais detentoras da coroa foram chegando ao catálogo de filmes da Casa do Mickey, que hoje conta 13 princesas. São elas: Branca de Neve, Pocahontas, Mulan, Tiana, Rapunzel, Cinderela, Aurora, Ariel, Bela, Jasmine, Merida, Moana e Raya, que são também as personagens principais da franquia Disney Princesa (originalmente chamada de Disney Princess) onde estampam itens colecionáveis, roupas, cosméticos, brinquedos, acessórios, objetos de decoração e mais.
Mas dentre elas, quais princesas foram lançadas nos anos 90? A RECREIO reuniu abaixo uma lista com todas elas para que você possa conferir!
Bela – A Bela e a Fera (1991)
Bela teve sua história narrada pela Disney em 1991. Na trama, comandada pelos cineastas Gary Trousdale e Kirk Wise, ela é descrita como uma jovem inteligente e gentil que ama ler livros e que mora em uma pequena vila na França. A garota de 17 anos vê sua vida mudar de repente quando seu pai acaba sendo aprisionado por uma fera em um castelo amaldiçoado, fazendo com que ela se ofereça a permanecer no local ao invés daquele que a criou.
Assim, Bela passa a viver com a Fera, e ao se apaixonar por ele, mostra que é possível enxergar beleza além das aparências.
Jasmine – Aladdin (1992)
Surgindo em ‘Aladdin’ (1992) apenas um ano depois de Bela, Jasmine se tornou a primeira princesa não europeia e a primeira princesa não-branca da Disney. O filme de Ron Clements e John Musker, apresenta a corajosa filha do Sultão enfrentando as tradições para trilhar seu próprio caminho.
A história de Jasmine também prova que o amor pode ultrapassar as diferenças sociais quando ela se apaixona por Aladdin, o pobre garoto tem a chance de mudar de vida ao encontrar uma lâmpada mágica onde mora um gênio que pode lhe conceder três bons desejos.
Pocahontas – Pocahontas (1995)
Inspirada em Amonute, uma figura histórica real que era filha do líder do povo Powhatan e esteve presente na briga entre os colonos e americanos, Pocahontas surgiu na animação que leva seu próprio nome em 1995 sob direção de Eric Goldberg e Mike Gabriel, mostrando que salvar a vida de John Smith, um dos colonos ingleses que ameaçam tomar o local em que morava foi essencial para que o conflito entre os dois povos chegasse ao fim.
Mulan – (1998)
A primeira garota a ganhar o título de princesa por executar um feito heroico é Mulan, personagem que surgiu em 1998 para adaptar o poema milenar chinês “A Balada de Hua Mulan”. Na animação comandada por Tony Bancroft e Barry Cook, a garota se disfarça de homem para ir à guerra no lugar de seu pai, que está velho e doente, ajudando a defender a China do temível Shan Yu.