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Entretenimento / NewJeans

Portal sul-coreano revela carta enviada por pais do NewJeans para a HYBE

Na carta, os pais das integrantes do NewJeans comentam sobre um suposto plágio, a diferença de tratamento de Bang Si Hyuk e mais. Veja!

Redação Publicado em 13/05/2024, às 12h25 - Atualizado em 15/05/2024, às 11h10

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Concept photo do NewJeans para o single "How Sweet" - Divulgação/ADOR
Concept photo do NewJeans para o single "How Sweet" - Divulgação/ADOR

Nesta segunda-feira, 13, o portal sul-coreano Ilgan Sports (via Soompi) revelou um e-mail enviado por Min Hee Jin, CEO da ADOR, no dia 3 de abril para a HYBE e sua subsidiária BeLift Lab, contendo uma carta escrita pelos pais das integrantes do NewJeans em 31 de março, onde os responsáveis comentam sobre o suposto plágio cometido por outro grupo do conglomerado, além de citar uma diferença de tratamento do presidente Bang Si Hyuk com as integrantes, e mais reclamações.

Confira a seguir a tradução do e-mail completo:

“Como pais e responsáveis ​​legais de Kim Minji, Hanni Pham, Kang Haerin, Marsh Danielle e Lee Hyein (NewJeans), enviamos a seguinte declaração a CEO da ADOR, Min Hee Jin, em 31 de março de 2024.

Expressamos profunda preocupação com a controvérsia que surgiu com muitas semelhanças em conceito (fotos, videoclipe, etc.), estilo, coreografia, etc. entre NewJeans e um grupo que estreou sob outro selo da HYBE (doravante denominado “000”).

Estas semelhanças parecem ser o resultado de imitação intencional por parte da HYBE/BELIFT LAB.

O que é mostrado na série de fotos conceituais, estilo, direção de videoclipe, coreografia e conteúdo produzido internamente, juntamente com o emprego da equipe da era de estreia do NewJeans, que trabalhou exclusivamente com o NewJeans, sem experiência anterior com outros idols, torna difícil negar a intencionalidade por trás dessas ações.

Conteúdo semelhante ao NewJeans já foi produzido em massa e suspeitas como cópia e plágio do NewJeans circularam amplamente. É profundamente lamentável que outra marca da mesma empresa-mãe possa planejar uma equipe que lembra intencionalmente a era de estreia do NewJeans dentro de apenas um ano e oito meses desde o debut do NewJeans.

Mais do que tudo, questionamos a lógica por detrás de tal planejamento irracional dentro da mesma empresa, embora seja de bom senso equipes com características diferentes visarem mercados diferentes, especialmente quando as estreias não são distantes. Entendemos que a ADOR não esteve envolvida nem cooperou neste processo.

Solicitamos que a HYBE/BELIFT LAB esclareça suas intenções por trás desses planos semelhantes que foram feitos arbitrariamente.

Além disso, comercializar uma nova equipe de uma forma que astuciosamente faça comparações com o NewJeans representa um problema maior. A ADOR deu permissão para usar coreografias com movimentos idênticos?

Se estas situações continuarem, isto irá, sem dúvida, prejudicar a reputação e o valor da marca do NewJeans.

À medida que o público critica e refuta as semelhanças entre as duas equipes e diversas controvérsias e comparações desnecessárias são criadas, as integrantes vivenciam grave sofrimento mental neste processo em que as conquistas do NewJeans até agora podem ser prejudicadas. Não apenas as membros, mas suas famílias sentem um cansaço extremo por 000 serem mencionados juntos em quase todos os artigos sobre o NewJeans e nas redes sociais, e até se sentem impotentes por não serem capazes de impedir isso. Estamos chateados e magoados porque o NewJeans está sendo usado em análises comparativas desnecessárias, e isso é doloroso.

No vídeo do TikTok que gerou controvérsias sobre plágio porque 000 não deu crédito a um coreógrafo estrangeiro, um comentário que recebeu inúmeras curtidas surpreendentemente afirmou: ‘Achei que fosse o NewJeans’. O vídeo relevante tem uma alta contagem de visualizações. Alguém pode ver o vídeo e entender mal que é culpa do NewJeans.

Mesmo nos vídeos de 000 [produzidos internamente], havia conteúdo que poderia ser usado como fofoca. Acreditávamos que certas referências nos vídeos de 000 produzidos internamente pela BELIFT LAB eram muito inadequadas. Como temíamos, foram produzidas fofocas relevantes e descobrimos conteúdo zombando do NewJeans em uma comunidade online. É uma pena que este conteúdo não tenha sido filtrado, embora tenha sido todo produzido e editado pela equipe de produção interna da HYBE.

A BELIFT LAB/HYBE tem alguma intenção de proteger o valor da marca NewJeans e de cada um de seus membros?

A razão pela qual não foi tratada como uma grande preocupação é porque situações absurdas ocorriam com frequência. Nós nos perguntamos por que o presidente da HYBE, Bang Si Hyuk, ignorava as membros do NewJeans e suas saudações sempre que as encontrava na empresa.

Primeiro, tivemos dúvidas quando ouvimos das crianças: ‘Ele não deve ter nos reconhecido’, e perguntamos novamente várias vezes. No entanto, isso aconteceu em diversas ocasiões, e como houve momentos em que o encontraram sozinho em datas e locais diferentes, ele deve ter reconhecido as membros como sendo NewJeans.

Mesmo que ele não soubesse que elas eram membros do NewJeans, deveria ser [cortesia] básica responder primeiro a alguém que lhe oferece uma saudação. É tão difícil trocar cumprimentos dentro da empresa? Depois de ouvir mais de um ou dois casos de ficar parado no elevador porque era constrangedor ser ignorado, percebendo que [Bang Si Hyuk] estava fingindo não vê-las e sentindo como se estivessem sendo evitadas de propósito, ficamos surpresos com esta situação infantil e inacreditável como pais, e ficamos perplexos porque não havia nada que pudéssemos dizer às nossas filhas. As membros têm apenas idade de ensino fundamental e médio.

Este não é o único tratamento que não conseguimos compreender. No passado, as membros do NewJeans assinaram contrato como trainees da SOURCE MUSIC depois de ouvirem a oferta e a promessa de serem o primeiro grupo feminino da HYBE, e depois, tiveram que esperar cegamente sem ouvir qualquer explicação da SOURCE MUSIC enquanto o projeto era adiado. Nesse ínterim, ouvimos notícias de 000 e 000 assinaturas de contratos. Eventualmente, ao contrário do que foi prometido no momento da assinatura [dos contratos], outra equipe estreou como o primeiro grupo feminino [da HYBE].

A promessa quebrada do NewJeans ser o primeiro grupo feminino da HYBE e a interminável espera e negligência experimentada pelas membros do NewJeans quando eram trainees da SOURCE MUSIC são pesadelos inesquecíveis.

Devido ao processo desafiador vivido na SOURCE MUSIC, houve uma integrante que considerou desistir de estrear.

A questão contínua do plágio que atualmente está abalando várias comunidades de fãs e mídias sociais é o resultado do tratamento injusto da HYBE e da falta de comunicação transparente, e acreditamos que isso é apenas o começo.

Opomo-nos ao uso do NewJeans como uma estratégia para atrair deliberadamente a atenção apenas quando necessário pela HYBE, sob o motivo de ser de uma sub-marca da HYBE, e lamentamos os métodos promocionais da HYBE / BELIFT LAB que foram realizados arbitrariamente sem solicitação ou consulta, embora não tenha havido envolvimento ou acordo prévio com a ADOR, e solicitamos medidas corretivas.

Considerando questões que aconteceram desde o passado até o presente, incluindo o conteúdo que não pudemos incluir neste e-mail, nós, como representantes legais do NewJeans, acreditamos que será difícil restaurar a nossa confiança quebrada na HYBE.

Tornou-se claro através de vários incidentes que a HYBE não respeita o NewJeans, o que nos preocupa sobre como a HYBE irá explorar o NewJeans no futuro e o que irão imitar a seguir.

Com pesar, solicitamos oficialmente que a CEO da ADOR, Min Hee Jin, responsável pelos contratos de gestão do NewJeans, tome medidas para bloquear as atividades de infração contra o NewJeans pela HYBE / BELIFT LAB e para proteger o valor de sua marca.

De acordo com os contratos de exclusividade assinados em 21 de abril de 2022, a ADOR compromete-se a prestar fielmente serviços de gestão para que os talentos e qualidades do NewJeans possam ser maximizados e a envidar todos os esforços para garantir que os lucros sejam maximizados, promovendo assim benefícios mútuos. Solicitamos veementemente que a ADOR tome as melhores medidas possíveis para erradicar as disputas de plágio causadas pela HYBE e pelas atividades de marketing que exploram [essas disputas].

Além disso, esperamos que você esclareça a HYBE para proteger o valor que o NewJeans possui e permitir que seu potencial seja realizado, incentivando marcas individuais a criarem conteúdo diversificado com base em suas próprias novas ideias e não através de métodos antiéticos de roubo e promoção de conteúdo existente, inovando assim a indústria da música.

Lemos um artigo afirmando que os membros do 000 mencionaram em seu showcase de estreia: ‘O produtor Bang Si Hyuk monitorou meticulosamente nossos vídeos de prática e nos deu feedback’, indicando que o presidente Bang Si Hyuk havia assumido o comando de sua produção geral. Se ninguém mais, a não ser o próprio presidente, o produzisse diretamente, seria apropriado empregar uma estratégia de diferenciação considerando as equipes existentes na empresa. Além disso, se for descoberto qualquer conteúdo sobreposto, mesmo que não seja intencional, deverá ser imediatamente corrigido por uma questão de princípio. No entanto, a impressão dos artigos das entrevistas sugere que ele tolera, aquiesce ou mesmo lidera [tais ações], o que inevitavelmente levanta questões sobre a consciência ética da HYBE.

Na esteira do sucesso do NewJeans em mudar as tendências do K-pop, a ponto de o termo ‘NewJeans masculino’ ter sido cunhado devido à imitação frequente, transmitimos nossa forte condenação pela conformidade da HYBE com esta tendência em sua forma mais severa, sem qualquer consideração por proteção da originalidade.

Como líder da indústria K-pop, a HYBE deve proporcionar um ambiente sensível e saudável para os artistas de suas gravadoras.

Exigimos um forte protesto contra a HYBE pelas questões mencionadas e aguardamos a sua resposta e medidas corretivas.

31 de março de 2024
Representantes Legais do NewJeans”.