Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Harry Potter

Pedro Pascal apoia boicote a Harry Potter e critica J.K. Rowling: 'Perdedora'

Astro de 'The Last Of Us', Pedro Pascal, dá opinião sobre os novos comentários transfóbicos da autora de Harry Potter, J.K. Rowling

Maria Eduarda Casado Publicado em 24/04/2025, às 16h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pedro Pascal, de 'The Last of Us', e J.K. Rowling, autora de 'Harry Potter' - Joe Maher/Mike Marsland/WireImage/Getty Images
Pedro Pascal, de 'The Last of Us', e J.K. Rowling, autora de 'Harry Potter' - Joe Maher/Mike Marsland/WireImage/Getty Images

Na última semana a internet voltou seus holofotes para novos comentários preconceituosos por parte da escritora J.K. Rowling, autora de uma das sagas mais prestigiadas de todos os tempos, Harry Potter. Entre críticas, manifestações e desabafos online, o protagonista de 'The Last Of Us' e 'The Mandalorian', Pedro Pascal, em suas redes sociais compartilhou sua opinião sobre à escritora e demonstrou apoio ao boicote das obras relacionadas à franquia.

Com um simples repost no X (antigo Twitter), o artista chileno-americano chamou Rowling de “perdedora hedionda” e ainda adicionou a hashtag “TransRightsAreHumanRights”, em português, “direitos trans são direitos humanos”, demonstrando sua postura contra os discursos transfóbicos que a autora vem propagando publicamente desde 2020. A declaração foi rapidamente compartilhada por milhares de usuários, impulsionando uma nova onda de debates sobre o impacto das falas da escritora na comunidade LGBTQIAPN+.

Apesar de não citar diretamente o episódio, o comentário de Pascal surgiu logo após Rowling voltar a ironizar pessoas trans em suas redes sociais. Em uma nova publicação polêmica, a escritora fez piada com o uso de pronomes e celebrou a recente decisão da Suprema Corte do Reino Unido, que exclui mulheres trans da definição legal de “mulher”. 

O intérprete de Joel de 'The Last Of Us', cuja irmã Lux é uma mulher trans e ativista, é conhecido por seu apoio constante à causa LGBTQIA+. Seja nas redes sociais ou em aparições públicas, o ator já deixou claro que sua luta vai além das telas posterior a sua presença na estreia de 'Thunderbolts', da Marvel, usando uma camiseta com a frase “PROTEJA AS BONECAS”, uma expressão popularizada dentro da própria comunidade para se referir a mulheres trans com carinho e afeto.

O apoio do ator amplia o coro de vozes que, nos últimos anos, têm se distanciado da autora, como Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint, que deram vida a Harry, Hermione e Rony nos cinemas, os quais também se manifestaram contrários aos posicionamentos da autora. “As mulheres trans são mulheres”, escreveu Radcliffe em um ensaio para o Trevor Project. Já Watson afirmou que continuará “lutando por justiça e equidade para todas as pessoas trans”.

Série de Harry Potter

A nova polêmica envolvendo Rowling acontece enquanto a HBO se prepara para lançar uma adaptação seriada de Harry Potter, projeto que, desde o anúncio, já enfrentava resistência por parte de fãs que não se sentem mais representados pela criadora da história.

A série que adapta os acontecimentos dos livros da franquia iniciou a escalação dos atores que estarão presente na trama como: John Lithgow, que viverá o professor Alvo Dumbledore; Janet McTeer como Minerva McGonagall; Paapa Essiedu, indicado ao Emmy® e ao BAFTA, interpretando Severo Snape; e Nick Frost, indicado ao BIFA, vivendo Rúbeo Hagrid.

'Harry Potter' terá o roteiro assinado por Francesca Gardiner, além de contar com a produção executiva de Mark Mylod, que também será o responsável por dirigir alguns dos episódios, porém, até o momento, o seriado ainda não possui previsão de lançamento.