Descubra quais são os únicos grupos femininos de k-pop que aparecem no Guinness World Records, o livro dos recordes
Reconhecido como a maior autoridade em conquistas de recordes, o Guinness World Records, o livro dos recordes, surgiu como uma ideia de Sir Hugh Beaver, um gerente da Cervejaria Guinness, no ano de 1950, quando participou de uma festa de tiro e passou a discutir com os anfitriões sobre o pássaro de caça mais rápido da Europa, sem chegar a uma conclusão.
Quatro anos depois, ao lembrar da discussão, Sir Hugh decidiu fazer uma promoção na cervejaria para acabar com as discussões nos pubs, convidando Ross e Norris McWhirter, investigadores da Fleet Street, famosa rua em Londres, com o intuito de criar um livro que reuniria fatos e dados.
Intitulado “Guinness Superlative”, a obra levou 13 semanas e meia para ficar pronta, sendo publicada oficialmente em 1955, vendendo 187 mil livros em apenas um ano. Hoje, o Guinness World Records se tornou uma marca global, com inúmeros representantes espalhados por todo o mundo, e contendo mais de 80 milhões de exemplares comercializados, segundo o portal Superinteressante.
No livro, é possível encontrar os mais variados recordes, com diferentes categorias, que podem ir desde pessoas mais altas do mundo, até vídeo mais visualizado no YouTube. Nele, inclusive, é possível se deparar com diferentes artistas de k-pop, no entanto, apenas três girlgroups estão presentes.
Vale lembrar que, para que um recorde seja validado, caso seja uma situação inédita, a pessoa precisa enviar um projeto ao Guinness com a explicação detalhada da ideia para ser aprovada pela empresa e, consequentemente, publicada ou não.
Por outro lado, se for um recorde já estabelecido anteriormente, para batê-lo é necessário que possua as mesmas condições do antigo, e apresentem provas da nova marca, incluindo fotos e vídeos, e a presença de duas testemunhas, que precisam ser pessoas respeitadas na comunidade, ou autoridades. Além disso, dependendo do caso, também será necessário o aval de alguns especialistas.
Mas, você sabe quais são os únicos girlgroups de k-pop presentes no Guinness World Records, conforme apurado pelo portal Koreaboo? A RECREIO te conta!
Em 11 de maio de 2017, o Girls’ Generation, girlgroup formado pela SM Entertainment em 2007, entrou para o livro dos recordes como o “grupo que possui o maior número de vitórias no Melon Music Awards”, levando o prêmio para casa por 13 vezes.
Formado em 2022 pela ADOR, empresa subsidiária da HYBE, o NewJeans entrou para o Guinness World Records em 28 de março de 2023 como o “ato de k-pop mais rápido a alcançar um bilhão de streams no Spotify”, alcançando o marco em apenas 219 dias e possuindo, até então, apenas seis músicas disponíveis na plataforma: “Attention”, “Hype Boy”, “Cookie”, “Hurt”, “Ditto” e “OMG”.
O BLACKPINK é o grupo feminino com o maior número de recordes no Guinness World Records já que, somando suas conquistas em conjunto e individuais, o girlgroup da YG Entertainment soma, atualmente, 14 recordes quebrados. São eles:
Confira os recordes aqui!