Descubra a nacionalidade do personagem principal de 'One Piece': Luffy, também conhecido como Chapéu de Palha!
Lançado em 1999, os mais de 20 anos de ‘One Piece’, transformaram a narrativa que acompanha um bando de piratas que buscam pela fama, poder e riquezas contidas no maior e mais procurado tesouro do mundo deixado por Gol D. Roger, o Rei dos Piratas, no anime mais assistido do mundo nos últimos 15 anos, conforme apurado pelo TecTudo através do IMDB em 2022.
Parte da relevância da obra pode ser atribuída aos seus personagens, que com características únicas, cativaram o público ao redor do globo. São alguns deles: Monkey D. Luffy, Roronoa Zoro, Usopp, Sanji, Nami, Chopper, Robin, Franky e Brook, os principais membros da tripulação.
Ainda falando sobre as grandes figuras da produção, Luffy, o grande protagonista, foi alvo de especulações sobre sua nacionalidade, visto que devido aos seus atributos estéticos, como seu cabelo bagunçado, e a utilização de um short azul, sandálias e um colete vermelho, muitos acreditavam que ele era, na verdade, brasileiro.
A questão foi respondida por Eiichiro Oda, o criador da série, através do Shitsumon wo Boshu Suru (SBS), ou seja, a parte reservada no mangá de ‘One Piece’, onde ele mesmo responde e tira as dúvidas enviadas pelos fãs, conforme apurado pelo portal Legião dos Heróis.
No SBS do volume 56 do anime, um leitor questionou: “Se o cenário de ‘One Piece’ fosse o mundo real, quais seriam as nacionalidades dos nove membros dos Piratas do Chapéu de Palha?”
Assim, para esclarecer quais as nacionalidades da equipe de piratas, Oda respondeu:
Hmm, bem, apenas saindo da aparência deles: Luffy (Brasil), Zoro (Japão), Nami (Suécia), Usopp (África), Sanji (França), Chopper (Canadá), Robin (Rússia), Franky (América) e Brook (Áustria)”.
aqui o oda admitindo que o luffy é brasileiro pic.twitter.com/GOS42h58Nm
— Gotenzin 独暗 ☔ ᵒ ʳᵉⁱ ᶜᵘˡᵖᵃᵈᵒ #GZ100K (@bossasuke) June 24, 2021
A questão da nacionalidade de Luffy também foi estendida para a próxima adaptação dos Piratas do Chapéu de Palha: a série live-action da Netflix, que estreia no catálogo do streaming em 31 de agosto.
Isso porque, em 2020, um internauta do Twitter havia pedido que a nova produção também fosse repleta de diversidade no elenco, assim nos personagens do mangá e anime. Na época, a conta oficial da adaptação em carne e osso respondeu o tweet com as bandeiras das nacionalidades que Oda havia mencionado na resposta do SBS. Veja:
🇧🇷+🇯🇵+🇸🇪+🇫🇷+🇰🇪+🇨🇦+🇷🇺+🇺🇸+🇦🇹=🏴☠️
— ONE PIECE(ワンピース) Netflix (@onepiecenetflix) July 3, 2020
A promessa de diversidade foi mantida, ainda que a Netflix tenha deixado passar a oportunidade de escalar atores com as mesmas nacionalidades pensadas por Oda para seus personagens 'na vida real'. Assim, o ator escalado para viver Luffy foi Iñaki Godoy, jovem astro de 19 anos que nasceu na Cidade do México, no México, enquanto Zoro será interpretado pelo japonês Mackenyu, Usopp é o papel do estadunidense Jacob Gibson e o ator espanhol Taz Skylar viverá o cozinheiro Sanji.