Descubra como surgiu Senninha, personagem inspirado no empresário brasileiro e um dos maiores pilotos de Fórmula 1: Ayrton Senna!
Publicado em 01/05/2024, às 11h00 - Atualizado em 29/11/2024, às 12h09
Piloto de Fórmula 1 e empresário brasileiro, Ayrton Senna da Silva(21 de março de 1960 — 1 de maio de 1994) é um ídolo para todas as idades — mesmo após 30 anos de sua morte! Tanto é, que a herança que deixou nas pistas e fora delas serviu de inspiração para a criação de um personagem que ajudaria a transmitir as crianças de várias gerações valores como persistência, dedicação e superação, que tanto se tornaram evidentes durante o tempo em que ele se manteve na disputa de diferentes pódios de esporte a motor: Senninha!
Pensado justamente para o público infantil, Senninha foi idealizado no início da década de 90 pelo artista visual e publicitário Rogério Martins ao lado do ilustrador Ridaut Dias Jr.
"Eu comecei a escrever sobre o universo, pensando em todo um projeto para o Senninha. O Senninha não é só um personagem, um desenho. A gente pensou numa empresa para traduzir as mensagens do Ayrton, a imagem dele, para o mundo infantil”, disse Rogério Martins ao Aventuras na História.
A ideia foi apresentada a equipe de Senna em 1991, período que Rogério afirma que a marca Ayrton Senna estava começando, dando ainda mais força para o projeto Senninha. “Por isso eles acharam interessante, era um momento em que o Ayrton já estava pensando no que ele faria quando parasse de correr”, explicou.
O processo criativo contou com o envolvimento de Senna, que já tinha vontade em criar um projeto voltado para as crianças. Dessa forma, ele se tornou responsável por aprovar as histórias, que também contavam com a colaboração da mãe de Ayrton, Neyde da Silva, que fornecia detalhes da infância do piloto para os artistas, conforme explicado por Marcio Petta, diretor de arte do Instituto Ayrton Senna, em vídeo de apresentação da história do projeto.
Vale lembrar que, mais que uma figura que retrata os ideais de Senna, Senninha surgiu também como uma forma de Ayrton oficializar seu apoio a causas sociais — desejo mantido até hoje, visto que parte lucros obtidos com o personagem são direcionados ao Instituto Ayrton Senna, organização que atua para melhorar a qualidade da educação pública no país.
Dessa forma, em 1994 o personagem foi finalmente lançado por meio de uma revista em quadrinhos intitulada “Senninha e Sua Turma”, que foram distribuídos gratuitamente nas escolas e nas agências do Banco Nacional e, depois, ganharam as bancas com edições quinzenais.
A história acompanhava Senninha, um jovem menino que tinha o sonho de se tornar um piloto de F1, e que, enquanto tentava tornar seu desejo realidade, vivia diversas aventuras com seus amigos.
Na época, o personagem trazia características físicas e de personalidade semelhantes a de Senna, já que, além de ser corajoso e bem-humorado, as influências da inspiração do personagem surgiram até mesmo na roupa que ele vestia, visto que, de início, usava um macacão azul, em referência ao usado por Ayrton naquele momento, já que ele era piloto da Williams de Mansell.
Inspirado no tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna, lançamento do Senninha é celebrado no dia 28 de janeiro. Conheça mais sobre sobre o personagem e sua turma.
— Senna (@ayrtonsenna) January 28, 2022
Link: https://t.co/XuMAqx8B8q#Senninha#SennaSemprepic.twitter.com/tx5oHTDuLq
Como resultado do sucesso dos quadrinhos, portas foram abertas para uma franquia de mídia ainda maior, já que Senninha tornou-se protagonista da série Zupt, e foi transformado em desenho animado com o título “Senninha em Dia de Mudança”, lançado em parceria com a TV Cultura e depois em personagem de jogos.
Além disso, Senninha também se tornou figura recorrente de materiais educativos diversos e produtos comercializáveis que recebem a aprovação da Sena Brands, empresa criada e mantida pela família do tricampeão mundial.
Neste ano, Senninha completa 30 anos de lançamento e, para celebrar, diversos conteúdos especiais serão lançados, sendo um deles, o episódio especial "O pilotinho do Futuro", onde o personagem acelera a uma velocidade tão grande que entra em um túnel do tempo, revisitando sua trajetória ao lado da primeira versão, lançada em 1994.