Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / NewJeans X ADOR

NewJeans X ADOR: 4 coisas para saber sobra a primeira audiência

Confira alguns dos principais acontecimentos da primeira audiência para a disputa legal entre a ADOR e as integrantes do NJZ (NewJeans)

por Daniela Bazi

Publicado em 07/03/2025, às 12h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Logo da ADOR e integrantes do NewJeans - Divulgação/ADOR
Logo da ADOR e integrantes do NewJeans - Divulgação/ADOR

Nesta sexta-feira, 7, aconteceu em Seul, na Coreia do Sul, a primeira audiência para a disputa legal entre a ADOR e as integrantes do NJZ (NewJeans), que visa discutir a validação do contrato exclusivo das artistas com a empresa, encerrado pelas cantoras em novembro de 2024, alegando violação de contrato por parte da agência.

Apesar da presença de Minji, Hanni, Danielle, Haerin e Hyein não ser obrigatória nesta primeira sessão, o quinteto fez questão de participar do interrogatório realizado no Tribunal Distrital Central de Seul, onde também aproveitaram a oportunidade para dar suas próprias declarações sobre o caso.

Confira alguns dos principais acontecimentos da primeira audiência da disputa legal entre o NJZ e a ADOR

1. Justificativa do sucesso do NJZ (NewJeans)

Segundo o portal sul-coreano StarNews, durante a audiência, o advogado da ADOR alegou que o NewJeans só alcançou o nível de sucesso que tem hoje graças ao alto investimento da HYBE, que aplicou cerca de ₩ 21,0 bilhões de KRW (cerca de US$ 14,5 milhões) em recursos para o grupo, descrevendo a atitude como algo “inédito”.

Além disso, o advogado ainda alegou que, na época de debut, o girlgroup teria sido promovido como o “próximo BTS” a pedido de Min Hee Jin, além de ter realizado uma série de challenges musicais ao lado de outros artistas da HYBE como forma de promoção: "NewJeans apareceu nos videoclipes do BTS antes de sua estreia e sempre que lançavam uma nova música, promoviam desafios de dança com outros artistas da HYBE. NewJeans foi apresentado como 'irmãs mais novas do BTS' desde o início e foram promovidas como 'o próximo BTS' e 'superando o BTS' a pedido de Min Hee Jin. Este foi o único caso na HYBE na época de usar a popularidade de outro grupo para PR", disse.


2. Tentativa de arruinar a reputação

Após a ADOR alegar que o sucesso do NewJeans se deu, além do esforço das integrantes, graças ao investimento da HYBE, as artistas se pronunciaram em defesa, alegando que o conglomerado teria tentado intencionalmente prejudicar sua reputação após o início do conflito, citando como exemplo a homenagem que prestaram às vítimas do acidente de avião da Jeju Air no ano passado.

A defesa das cantoras disse: “Na época, as membros tentaram usar fitas memoriais no palco no Japão, mas a HYBE as bloqueou, dizendo que isso poderia causar um problema com a emissora japonesa. No entanto, após confirmar com a emissora japonesa, eles revelaram que não haveria problema algum. Eventualmente, Hanni rapidamente fez fitas antes de subir no palco. Depois, vimos outros artistas da HYBE usando fitas memoriais. Se NewJeans tivesse ouvido a HYBE, teríamos sido alvo de críticas. Isso é evidência de que eles estão prejudicando a reputação do grupo pelas costas”.

Após o fim da audiência, a HYBE emitiu uma nota se justificando sobre o caso da fita, afirmando que as acusações do grupo seriam falsas. Confira:

“Gostaríamos de esclarecer que informações erradas sobre a fita de luto estão se espalhando. Não há razão para a empresa impedir os artistas de usar uma fita de luto. Na época, a HYBE estava conduzindo uma revisão abrangente não apenas para o NewJeans, mas também para todos os artistas da gravadora sobre o uso de fitas de luto e a maneira como elas seriam usadas. Considerando as diferentes condições de transmissão no Japão em comparação com a Coreia, informamos a cada gravadora que a coordenação prévia com as estações de transmissão era necessária. Além disso, coordenamos com as emissoras com antecedência sobre legendas e comentários do MC, explicando o motivo do uso da fita de luto. Durante esse processo, todos os artistas expressaram sua intenção de usar a fita, e também pretendíamos fornecer a mesma fita para o NewJeans. No entanto, como elas expressaram seu desejo de usar a fita que elas mesmos prepararam, respeitamos sua decisão, e ela foi finalizada de acordo”.


3. Tratamento diferente entre artistas da HYBE

Durante o pronunciamento dos representantes legais do NJZ, o advogado das artistas alegou que a HYBE teria tratado Minji, Hanni, Danielle, Haerin e Hyein de forma diferente em comparação aos outros artistas da empresa, discriminando as cantoras.

“A grande jogada de mídia da HYBE, abandonando o NJZ para criar um novo grupo feminino, a controvérsia de plágio do ILLIT e as consequências do Dolphiners Film aconteceram entre 2023 e 2024. Nenhum outro artista da HYBE passou por esse tipo de tratamento, exceto o NJZ.

Outras gravadoras da HYBE continuaram com práticas injustas, mas a ADOR não tem a capacidade de impedir essas ações. Se isso tivesse acontecido em outra empresa, não teria sido ignorado como com o NJZ.

HYBE prometeu originalmente que a estreia do NewJeans seria o primeiro grupo feminino da HYBE. No entanto, após a avaliação de estreia do NewJeans em março de 2021, a HYBE negligenciou o grupo até setembro de 2021.

Além disso, Hyein foi escolhida como embaixadora de uma marca específica, mas, de repente, LE SSERAFIM também foi nomeado como embaixadoras. Quando perguntamos à marca, eles confirmaram que a HYBE havia solicitado e presumiram que eles haviam falado sobre isso conosco primeiro. A marca até se desculpou pelo assunto”, disse o representante, conforme repercutido pelo theqoo (via Koreaboo).

4. Revelação das imagens das câmeras de segurança

Uma das grandes controvérsias da disputa do NJZ contra a ADOR é a acusação de Hanni de que um gerente de outro grupo da HYBE (o ILLIT, segundo a empresa), teria orientado as artistas para ignorá-la. Nesta sexta-feira, durante a audiência, o conglomerado divulgou as imagens da câmera de segurança.

No vídeo, é possível ver três integrantes do ILLIT se curvando a 90º para cumprimentar Hanni e Danielle enquanto passavam no corredor. Contudo, conforme repercutido pelo portal Koreaboo, as imagens não contêm áudio, portanto, não foi possível analisar se o gerente do ILLIT, de fato, deu a instrução para ignorá-las.