Após acidente aéreo em Muan, Coreia do Sul, TXT e NewJeans prestam homenagens as vítimas, seguindo compromissos internacionais
Na manhã do dia 29 de dezembro, a Coreia do Sul foi marcada pelo acidente do voo 2216 da Jeju Air, que caiu após tentar aterrissagem e sair da pista, resultando na morte de 179 dos 181 passageiros a bordo. O acidente, considerado uma das maiores tragédias aéreas da região, levou o governo sul-coreano a declarar um período nacional de luto de sete dias em respeito às vítimas.
Diversas figuras públicas, instituições e organizações, incluindo a indústria do entretenimento, se uniram em solidariedade, prestando suas condolências às vítimas e suas famílias. Em meio à comoção coletiva, alguns artistas e grupos do K-pop, como NewJeans e TXT, estavam com compromissos previamente agendados e seguiram com suas obrigações profissionais enquanto prestavam homenagem à tragédia.
Ambos os grupos participaram da 66ª edição do Japan Record Awards, onde se apresentaram com seus mais recentes sucessos. Mesmo em meio ao evento, os artistas fizeram questão de prestar uma homenagem às vítimas. Durante a transmissão ao vivo, todos os membros do TXT e NewJeans apareceram com fitas pretas em seus trajes, como um sinal de respeito e luto.
Veja!
Atualização do JeanzForFree no Instagram. 🖤
— NEWJEANS BRASIL 🐇 (@NEWJEANSBR) December 30, 2024
"Com as mais profundas condolências" #NewJeans#뉴진스#JeanzForFreepic.twitter.com/RDCMDBdihe
they’re all wearing black ribbons as a symbol of mourning and remembrance for the lives lost in the accident https://t.co/wQvpDkSIKupic.twitter.com/K3tmbom9xe
— TXT Translations 💬 (@translatingTXT) December 30, 2024
Em resposta à tragédia, muitas premiações e eventos de fim de ano na Coreia do Sul foram adiados ou cancelados. As emissoras de TV, por exemplo, tomaram medidas para refletir o impacto do acidente. Eventos como: "2024 MBC Entertainment Awards", originalmente agendado para o dia 29 de dezembro, "2024 SBS Entertainment Awards" e "39º Golden Disc Awards", que estava programado para acontecer nos dias 4 e 5 de janeiro no Fukuoka PayPay Dome, no Japão, foram cancelados.
A Coreia do Sul continua em um momento de solidariedade, e o debate sobre o cancelamento de outros eventos de fim de ano segue em andamento, evidenciando como a tragédia afetou o país e a indústria do entretenimento como um todo.
Leia também: 5 momentos marcantes do k-pop em 2024