Descubra como uma atitude de Gaston, em ‘A Bela e Fera’, pode tirar sua vilania e transformá-lo em herói!
Se tornando parte do catálogo de animações da Disney em 1991, 'A Bela e a Fera' é uma versão adaptada, comandada pelos cineastas Gary Trousdale e Kirk Wise, do livro homônimo escrito pela autora francesa Jeanne-Marie Leprince de Beaumont, lançado em meados dos anos 1700.
A trama apresenta a história de Bela, uma jovem sonhadora apaixonada por leitura que, para garantir a segurança de seu pai, acaba presa em um castelo onde vive uma temível Fera que foi vítima de um feitiço e precisa encontrar o amor verdadeiro e recíproco para voltar a ser um príncipe.
Ainda assim, o que muitos podem não saber é que o filme da Casa do Mickey passou por algumas mudanças com relação ao enredo original, sendo uma delas, a adição do vilão Gaston, que, na animação, é um caçador extramente bonito e desejado, mas que quer, a qualquer custo, o amor de Bela, ainda que ela não tenha nenhum interesse por ele.
Por mais que Gaston tenha atitudes machistas, sexistas, egoístas, e narcisistas durante a 1h24 de duração do filme, uma teoria afirma que ele não é um antagonista que tem apenas atitudes ruins, na verdade, ele poderia até mesmo ser considerado um herói.
O ponto de vista surgiu através do Reddit (via ScreenRant), onde um usuário pontuou a perseguição de Gaston à Fera como o momento heroico do vilão.
Para aqueles que não se lembram, ao descobrir que Bela estava aprisionada com a Fera, Gaston leva os habitantes do pequeno vilarejo ao castelo com o intuito de acabar com a vida de Fera e resgatar sua amada. No entanto, na luta travada no telhado do palácio, Gaston perde o equilíbrio e cai, encontrando assim o seu fim.
Nesse momento, a atitude de Gaston não é guiada pela vilania, ainda que a maneira que tentou lidar com a situação não seja a mais correta, afirma a teoria. Isso porque, Gaston não tinha conhecimento do que Bela sabia, ou seja, ele não fazia ideia de que a Fera, na verdade, era um homem bom que foi vítima de uma maldição, dessa forma, seu único intuito naquele momento era salvar Bela e todos os moradores da vila.
"Sinceramente, acho que se há um vilão da Disney que estava certo é o Gaston. Sim, ele era um pouco babaca, mas, na verdade, estava tentando fazer a coisa certa. O cara é cheio de si, com certeza. Mas ele percebe que a garota por quem sempre foi apaixonado está sendo mantida em cativeiro por um monstro com poderes mágicos. Esse monstro colocou a garota e seu pai sob um feitiço mágico, e agora é o momento de ele salvar a cidade e a garota que ama”, diz o usuário starcoder no Reddit.