Descubra o que cada uma dessas instituições representa para o universo de 'The Last of Us'
‘The Last of Us’, a série que adapta a história do jogo desenvolvido pela Naughty Dog para as telinhas, recebeu seu terceiro episódio no último domingo, 29, onde o público pode se aprofundar ainda mais na trágica trajetória de Joel (Pedro Pascal) e Ellie (Bella Ramsey) e daqueles que os rodeiam.
Além disso, com a ajuda dos capítulos anteriores, a trama apresenta um pouco mais da FEDRA e dos Vagalumes, duas instituições que são amplamente mencionadas durante a trama, seja através dos acontecimentos que movem os personagens, ou ainda, por frases e cartazes espalhados pela cidade deixando claro que as duas estarão sempre por ali.
Mas, você sabe o que cada uma delas defende e quais são as suas diferenças? Caso a resposta seja negativa, não se preocupe, a RECREIO explica tudo logo abaixo!
FEDRA é a sigla da Agência Federal de Resposta a Desastres, uma instituição que existe desde antes da epidemia, mas que assume o poder e controle dos Estados Unidos, após o surto causado pela mutação do fungo Cordyceps.
Conhecidos pela sua forma de governo autoritário, eles atuam ao lado do Departamento de Defesa e do Centro de Controle de Doenças (CDC) na tentativa de conter a contaminação e impedir que a vida humana seja totalmente extinta.
Para isso, eles reuniram as pessoas saudáveis que ainda restaram no mundo em zonas de quarentena espalhadas pelos EUA, onde as maiores e mais conhecidas são as de Boston e Seattle.
Além disso, para permanecer dentro das zonas de proteção e manter a ordem, é necessário que as pessoas não tenham sintomas da infecção, ou seja, é estritamente proibido sair, e em qualquer sinal de contaminação, os habitantes são aniquilados.
Ainda assim, para manter a ditadura em vigência, a FEDRA instituiu toques de recolher, colocou soldados para patrulhar as ruas noite e dia, além de promover duras punições para aqueles que não seguirem as regras impostas, incluindo a condenação à pena de morte.
Os Vagalumes são um grupo de sobreviventes rebeldes que possuem bases ao redor dos EUA e agem como resistência ao governo autoritário da FEDRA. Essa milícia anti-governamental busca derrubar a ocupação militar das zonas de quarentena e restaurar a sociedade de forma mais democrática.
Além de serem a voz da oposição, eles atuam também como agentes em busca da cura para a infecção de Cordyceps, visto que estão em busca de desenvolver uma vacina para impedir a proliferação do fungo.
Por conta desse objetivo, Marlene, a líder dos Vagalumes, dá a Joel e Tess a missão de levar Ellie para o Capitólio, já que a garota pode contribuir para que a humanidade possa vencer a epidemia, já que ela foi a única infectada que não manifestou sintomas.
Vale lembrar por fim, que os rebeldes possuem um slogan: “Quando você estiver perdido na escuridão, procure a luz”, que aparece pintado com spray nas paredes de vários lugares, mostrando que há alguém lutando contra o domínio da FEDRA e que ainda há esperança.