Após a imprensa sul-coreana reportar que Lee Junho, do 2PM, teria enfrentado uma investigação fiscal, a JYP Entertainment esclareceu a situação
Publicado em 26/12/2024, às 12h13
Recentemente, foi noticiado na imprensa sul-coreana que o ator e idol Lee Junho, integrante do boygroup 2PM, teria passado por uma auditoria fiscal no ano de 2023, para conferir os impostos pagos pelo artista.
Conforme repercutido pelo portal Soompi, a auditoria fiscal não regular teria sido realizada pelo Departamento de Investigação 2 do Departamento Fiscal Regional de Seul em setembro do ano passado, visando pessoas com um alto patrimônio líquido, principalmente artistas que operam como entidades corporativas, resultando em um pagamento de imposto substancial.
Nesta quinta-feira, 26, a JYP Entertainment, empresa responsável pela carreira de Junho e do 2PM, emitiu um comunicado esclarecendo a situação, onde, segundo a agência, a auditoria não teria sido realizada por suspeitas de evasão fiscal, no entanto, devido a interpretações diferentes entre o consultor fiscal do artista e as autoridades fiscais, o astro precisou pagar o valor adicional solicitado pela justiça.
Confira a declaração completa da JYP:
“Olá, aqui é a JYP Entertainment.
Gostaríamos de abordar os relatórios recentes sobre nosso artista Lee Junho.
Após confirmação com ele, podemos afirmar que ele cooperou totalmente com a auditoria fiscal abrangente não regular conduzida pelo Departamento de Investigação 2 do Departamento Fiscal Regional de Seul em setembro de 2023. Esta auditoria não foi iniciada devido a quaisquer alegações de evasão fiscal.
Com a orientação de um consultor tributário, Lee Junho declarou fielmente seus impostos e pagou o valor adicional solicitado, o que resultou de diferenças de perspectiva entre as autoridades fiscais e o consultor tributário.
Esta foi a primeira auditoria fiscal não regular que ele recebeu em 17 anos de carreira. Ele aderiu a todos os procedimentos legais e pagou o valor do imposto contestado, e gostaríamos de enfatizar que não houve evasão fiscal intencional envolvida.
Desde sua estreia, Lee Junho cumpriu diligentemente suas obrigações fiscais. Gostaríamos de reiterar que não houve nenhuma atividade desonrosa em relação à sua conformidade fiscal.
Obrigado”.
Vale lembrar que Junho tem passagem pelo Brasil confirmada em 2025. O astro dos palcos e dos k-dramas irá se apresentar em São Paulo, no espaço Vibra São Paulo, nos dias 1 e 2 de março, trazendo a FAN-CON ‘Midnight Sun’. Os ingressos já estão disponíveis através do site Kticket.
Leia também: Além de 'Sorriso Real': 5 k-dramas com Junho, do 2PM