Em uma junção da animação com o universo do k-pop, ‘Guerreiras do K-Pop‘, novo longa-metragem animado da Sony Pictures Animation que foi lançado no dia 20 de junho no catálogo da Netflix, vêm conquistando o público ao redor do mundo. Dirigida por Maggie Kang e Chris Appelhans, a trama gira em torno dos grupos fictícios HUNTR/X, que são caçadoras de demônios e enfrentam o boygroup Saja Boys, que secretamente são demônios.
Alcançando uma repercussão positiva não apenas com os críticos especialistas da Rotten Tomatoes, onde conquistaram uma aprovação de 96%, o filme também ganha destaque nos números consolidados nas plataformas de streaming musicais como Spotify e Billboard, no qual a trilha sonora se posicionou em 3º lugar em reprodução global em ambos. Entretanto, o que fez mais sucesso entre os espectadores foi o visual de cada protagonista da trama.
Segundo a diretora Kang em entrevista à Forbes, a produção desejou desde o início deixar evidente os arquétipos já consolidados da indústria sul-coreana nos personagens ao dizer que “gosto de falar que existem tantos arquétipos certos que todo grupo tem. É divertido ver essa conversa acontecendo porque todo mundo está escolhendo o membro certo que preenche esse arquétipo e esse tipo de papel e procura cada grupo.”
Portanto, descubra quem foram os artistas do mundo do K-Pop e K-Dramas que inspiraram os produtores de ‘Guerreiras do K-Pop’ para criar os integrantes do HUNTR/X e Saja Boys.
HUNTR/X
O trio protagonista da animação, composto por Rui, Mira e Zoey, foi criado a partir de referências diretas de girlgroups como ITZY, TWICE e BLACKPINK, informação revelada pela cineasta para a Forbes.
“[Nós olhamos para] ITZY, BLACKPINK e [TWICE]. Quem mais? Acho que foi muita mistura”, relatou a diretora.
Ela também compartilhou que a intenção era garantir que cada integrante do HUNTR/X tivesse características físicas e estéticas distintas, o que refletisse a dinâmica comum em grupos reais da indústria.
Rui foi pensada com traços que remetem à beleza tradicional coreana, sendo a vocalista principal e assumindo uma posição de liderança mais centrada. Mira, por sua vez, recebeu forte influência visual da modelo coreana Ahn So Yeon, que foi descrita como “longa e magra, porque eu amo esse visual em uma mulher. Eu acho isso tão bonito.”
Já Zoey, a rapper e maknae do grupo, foi inspirada com base em idols com uma “vibe fofa”, trazendo uma expressão facial marcante com boca em formato de coração e postura mais descontraída no palco.
Saja Boys
Já para criar o grupo rival Saja Boys, a produção buscou representar todos os arquétipos masculinos comuns em boygroups sul-coreanos. O quinteto fictício foi inspirado por artistas como BTS, BIGBANG, Stray Kids, ATEEZ, TXT e Monsta X, conforme revelado por Kang.
O líder Jinu, por exemplo, teve seu design influenciado pelos atores e idols Cha Eunwoo (ASTRO) e Nam Joo Hyuk. De acordo com a cineasta, o personagem representa o tipo “visual clássico coreano”, sendo construído com “traços refinados e um ar sereno”, remetendo diretamente à imagem cultivada por esses dois artistas. Já Baby Saja, o maknae do grupo, teve como base o integrante Jimin do BTS.
Mystery Saja, conhecido por sua franja roxa cobrindo parte do rosto, carrega o arquétipo do integrante misterioso e introspectivo. Romance Saja, com seu cabelo em formato de coração, foi inspirado em idols considerados carismáticos, com Yeonjun, do TXT, durante a era do EP ‘minisode1: Blue Hour’, uma referência direta.
O grupo ainda foi desenhado para que cada integrante se diferenciasse visualmente, ainda que todos compartilhassem o mesmo modelo de animação base, com exceção de Abs Saja, que teve seu corpo aumentado em 20% para ressaltar sua imponência.