Entenda por que o (G)I-DLE mudou de nome, e a recente controvérsia que repercutiu nas redes sociais após a divulgação do mini-álbum especial
Na última quinta-feira, 1, os fãs do (G)I-DLE foram surpreendidos com o anúncio de que, nesta sexta-feira, 2, data em que o grupo comemora sete anos de debut, seria lançado um mini-álbum especial, além de um novo disco previsto para chegar em 19 de maio. A chegada dos álbuns, no entanto, também veio acompanhada de outra novidade: a mudança de nome do girlgroup!
Por meio de um vídeo compartilhado em seu canal no YouTube, o conjunto anunciou que, a partir de agora, serão conhecidas apenas como “i-dle”. Segundo a Cube Entertainment, empresa responsável por gerenciar a carreira do quinteto, com a retirada do (G), letra que simbolizava a palavra “girl” (menina, em inglês), o girlgroup passa a mensagem que não pode ser definido apenas por um gênero.
A novidade, no entanto, acabou dividindo a opinião dos fãs nas redes sociais. Mas, o que aconteceu? A RECREIO te explica!
Após todas as cinco integrantes do I-DLE, Soyeon, Minnie, Miyeon, Shuhua e Yuqi renovarem seus contratos com a Cube Entertainment, muitos fãs esperavam que, agora, com a chegada de um novo contrato e, possivelmente, mais liberdade para as decisões do grupo, o conjunto poderia lutar pela volta de Soojinà formação.
Vale lembrar que Soojin, que fazia parte da formação desde o debut, deixou o grupo em 2021 após ser alvo de uma polêmica de bullying escolar — o qual foi inocentada no ano seguinte. A idol só retornou aos palcos em 2023, após assinar um contrato com a empresa BRD Communications, e hoje segue como solista.
A possível volta de Soojin, no entanto, nunca foi confirmada, apesar de ser extremamente pedida pelos fãs até hoje. Por esse motivo, a chegada do disco especial divulgado nesta sexta-feira acabou gerando indignação em muitos.
Isso porque o novo álbum é composto por regravações de todas as title tracks do grupo, contendo apenas as vozes das cinco integrantes atuais do conjunto. Para alguns fãs, a atitude foi vista como desrespeitosa com a ex-integrante, sendo duramente criticada nas redes sociais.
“Todos nós pensamos que Soyeon seria algum tipo de salvadora que deixaria a Cube e desafiaria toda a indústria ao trazer de volta uma ex-integrante, mas ela acabou se revelando uma hipócrita que jogou Soojin debaixo do ônibus, fazendo-a parecer forte e relevante por apenas 2 milhões de dólares”.
We all thought that Soyeon is some type of savior that will leave cube and challenge the whole industry by bringing back an ex member, but she turned out to be a hypocrite that threw soojin under the bus by shading her to sound strong and relevant just for 2 million dollars. https://t.co/i9XuJ12qHDpic.twitter.com/S7XM3RI69c
— Yunara (@_Death_Lotus) May 2, 2025
“O fato delas usarem um caixão para representar Soojin é tão desrespeitoso, não sei o que elas estavam pensando
Primeiro a enviando um shade no MAMA Awards e agora isso...”
The fact that they used a coffin to represent Soojin is just so disrespectful idk tf were they thinking about
— 👻 (@baejeanies) May 2, 2025
First shading her at MAMA awards and now this... https://t.co/MVAtqlHXAepic.twitter.com/IfmE9Yk1bz
pra que regravar se a soojin saiu de forma injusta e agr tao revivendo assunto de quinhentos anos atrás? depois dizem que é os fãs que nao superam https://t.co/MkrLM5Csi3pic.twitter.com/3gTfOOWQQz
— ៹ (@njxmono) May 2, 2025
Enquanto isso, outros fãs discordam da opinião, afirmando que a ideia do quinteto de mudar o nome e regravar as faixas seria uma forma de demonstrar que elas se tornaram um grupo diferente desde a saída de Soojin. Além disso, alguns internautas também teorizam que essa possa ser uma possível estratégia para quando deixarem a Cube Entertainment.
é nítido o carinho e respeito pela soojin ao encerrar esse ciclo, deixando claro que ela foi parte essencial da existência do (g)i-dle. espero que, daqui pra frente, o assunto possa ser superado – principalmente por quem nem é do fandom e vive criando teoria em cima disso.
— bela* (@qriminnie) May 2, 2025
o idle é mto INTELIGENTE e tá preparando território pra sair da cube, essas regravações de músicas antigas não foram pra apagar a soojin do grupo e sim pra elas terem direito de cantar as músicas quando sairem de lá, por isso o "idle ver." igual a taylor fez com os álbuns dela
— ؘ (@jnkroses) May 2, 2025
se estão incomodados ou achando desrespeito em toda essa situação sugiro ir apoiar a soojin nas músicas que ela lançou desde 2023 viu? Viralizem tbm bj pic.twitter.com/LGHKik0z48
— lissa⅖! 🧩🤍 (@neviesmile) May 2, 2025
Até o momento, tanto as integrantes quanto a Cube Entertainment ainda não se pronunciaram sobre a controvérsia.