Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

I-DLE? Entenda a reformulação do nome do (G)-IDLE

Entenda por que o (G)I-DLE mudou de nome, e a recente controvérsia que repercutiu nas redes sociais após a divulgação do mini-álbum especial

Redação Publicado em 02/05/2025, às 13h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional do I-DLE para o álbum 'We are i-dle' - Divulgação/Cube Entertainment
Imagem promocional do I-DLE para o álbum 'We are i-dle' - Divulgação/Cube Entertainment

Na última quinta-feira, 1, os fãs do (G)I-DLE foram surpreendidos com o anúncio de que, nesta sexta-feira, 2, data em que o grupo comemora sete anos de debut, seria lançado um mini-álbum especial, além de um novo disco previsto para chegar em 19 de maio. A chegada dos álbuns, no entanto, também veio acompanhada de outra novidade: a mudança de nome do girlgroup!

Por meio de um vídeo compartilhado em seu canal no YouTube, o conjunto anunciou que, a partir de agora, serão conhecidas apenas como “i-dle”. Segundo a Cube Entertainment, empresa responsável por gerenciar a carreira do quinteto, com a retirada do (G), letra que simbolizava a palavra “girl” (menina, em inglês), o girlgroup passa a mensagem que não pode ser definido apenas por um gênero.

A novidade, no entanto, acabou dividindo a opinião dos fãs nas redes sociais. Mas, o que aconteceu? A RECREIO te explica!

Mudanças e novidades

Após todas as cinco integrantes do I-DLE, Soyeon, Minnie, Miyeon, Shuhua e Yuqi renovarem seus contratos com a Cube Entertainment, muitos fãs esperavam que, agora, com a chegada de um novo contrato e, possivelmente, mais liberdade para as decisões do grupo, o conjunto poderia lutar pela volta de Soojinà formação.

Vale lembrar que Soojin, que fazia parte da formação desde o debut, deixou o grupo em 2021 após ser alvo de uma polêmica de bullying escolar — o qual foi inocentada no ano seguinte. A idol só retornou aos palcos em 2023, após assinar um contrato com a empresa BRD Communications, e hoje segue como solista.

A possível volta de Soojin, no entanto, nunca foi confirmada, apesar de ser extremamente pedida pelos fãs até hoje. Por esse motivo, a chegada do disco especial divulgado nesta sexta-feira acabou gerando indignação em muitos.

Isso porque o novo álbum é composto por regravações de todas as title tracks do grupo, contendo apenas as vozes das cinco integrantes atuais do conjunto. Para alguns fãs, a atitude foi vista como desrespeitosa com a ex-integrante, sendo duramente criticada nas redes sociais.

“Todos nós pensamos que Soyeon seria algum tipo de salvadora que deixaria a Cube e desafiaria toda a indústria ao trazer de volta uma ex-integrante, mas ela acabou se revelando uma hipócrita que jogou Soojin debaixo do ônibus, fazendo-a parecer forte e relevante por apenas 2 milhões de dólares”.

“O fato delas usarem um caixão para representar Soojin é tão desrespeitoso, não sei o que elas estavam pensando

Primeiro a enviando um shade no MAMA Awards e agora isso...”

Enquanto isso, outros fãs discordam da opinião, afirmando que a ideia do quinteto de mudar o nome e regravar as faixas seria uma forma de demonstrar que elas se tornaram um grupo diferente desde a saída de Soojin. Além disso, alguns internautas também teorizam que essa possa ser uma possível estratégia para quando deixarem a Cube Entertainment.

Até o momento, tanto as integrantes quanto a Cube Entertainment ainda não se pronunciaram sobre a controvérsia.