Descubra o verdadeiro significado por trás do nome de Dumbledore
Michael Gambon, ator responsável por interpretar Alvo Dumbledore nos filmes da franquia “Harry Potter”, faleceu na manhã desta quinta-feira, 28, na Inglaterra, aos 82 anos. Sua morte foi anunciada por sua esposa, Lady Gambon e de Fergus, seu filho, através de uma nota.
Gambon foi o segundo ator a interpretar o memorável diretor de Hogwarts, dando vida ao personagem a partir de “O Prisioneiro de Azkaban", em 2004, até o último filme, "Relíquias da Morte — Parte 2”, em 2011. Antes dele, Dumbledore era vivido pelo ator, diretor teatral, cantor, compositor e escritor irlandês, Richard Harris, que faleceu antes do lançamento do segundo longa devido a um câncer linfático.
Os dois astros tiveram a responsabilidade de dar vida a um dos personagens mais importantes e complexos da franquia de livros, que possui até mesmo um nome com significado peculiar, conforme repercutiu o portal AdoroCinema.
Jean-François Ménard, tradutor francês da saga, explicou em entrevista para a editora Gallimard Jeunesse que, diferente do que alguns possam imaginar, J.K Rowling, a criadora desse universo, não teria nomeado Dumbledore apenas por acaso. Segundo ele, “Dumbledore” vem de um romance de 1886, de Thomas Hardy, intitulado “The Mayor of Casterbridge”, e significaria abelha em um dialeto de inglês arcaico.
"No livro de Hardy, [há] uma personagem feminina que mora no campo e que emprega vocábulos um tanto locais. Isso irrita muito o pai dela, que acredita que ela poderia falar de uma forma mais civilizada. E ‘dumbledore’ é a palavra adotada em certas regiões do Reino Unido — já na época de Hardy — como uma variante de ‘bumblebee’, que significa ‘zangão’.”, disse Jean.
Para ele, o personagem Dumbledore seria para Rowling “o zangão que vai de flor em flor, que está sempre alerta, que sempre esvoaça por toda parte, ou seja, um personagem muito animado, que se interessa por tudo”.