Relembre alguns momentos icônicos da professora Minerva McGonagall, vivida por Maggie Smith, que nos deixou nesta sexta-feira, 27, aos 89 anos
Publicado em 27/09/2024, às 13h31
Nesta sexta-feira, 27, os fãs de “Harry Potter” foram surpreendidos com o anúncio do falecimento da atriz Maggie Smith, conhecida por viver a Professora Minerva McGonagall nos filmes da franquia “Harry Potter”. Seus filhos, Toby Stephens e Chris Larkin, foram os responsáveis por confirmar a morte da artista de 89 anos. A causa não foi revelada
"Ela morreu pacificamente, no hospital, na manhã desta sexta-feira (27). Uma pessoa intensamente reservada, esteve com seus familiares e amigos até o fim. Ela deixa dois filhos e cinco amados netos que estão devastados com a enorme perda de sua extraordinária mãe e avó.", diz a família no comunicado (via G1).
Maggie foi responsável por dar vida à Minerva McGonagall, professora de Transfiguração e diretora da casa da Grifinória, nos oito filmes da franquia “Harry Potter” nos cinemas, protagonizando momentos icônicos dos livros que foram adaptados para as telonas.
Para homenagear o legado de Smith na história do Menino Que Sobreviveu, a RECREIO separou 5 momentos memoráveis da Professora Minerva na saga “Harry Potter”. Relembre!
Em “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, Minerva é a professora responsável por apresentar aos alunos da Grifinória uma tradição do Torneio Tribruxo: o Baile de Inverno, realizado na véspera de Natal. A notícia acaba gerando um enorme alvoroço entre os jovens, principalmente devido à dança, fazendo com que ela solte a icônica fala:
“A casa de Godric Grifinória tem sido respeitada pelo mundo da magia por quase dez séculos. Eu não vou permitir que vocês, durante uma única noite, manchem esse nome comportando-se como babuínos bobocas balbuciando em bando”.
No quinto filme da franquia, “Ordem da Fênix”, Dolores Umbridge chega à Hogwarts nomeada pelo Ministério da Magia como Alta Inquisidora escolar, com o intuito de “reorganizar” a escola, adotando métodos considerados por Minerva como medievais. Durante os dias de Umbridge na escola, McGonagall é um dos principais nomes a sempre se opor às atitudes controversas da mulher.
Quando Dolores demite a professora Trelawney, por exemplo, é Minerva quem surge para defender a educadora, afirmando que teria “várias coisas que gostaria de dizer” para a mulher. Ainda no início do filme, a diretora da Grifinória também confronta Umbridge para defender os alunos, pedindo para que ela siga “as regras disciplinares prescritas” e pare de utilizar seus “métodos medievais”.
Logo no primeiro filme, após sua primeira aula de vassoura, Minerva percebe o talento de Harry Potter, e o indica para ser o novo apanhador no time de quadribol da Grifinória. O garoto surpreende Oliver Wood, o capitão, e logo é aceito na equipe, conquistando algo extremamente difícil: um aluno do primeiro ano ser aceito no time.
Com isso, para ajudar em seu desempenho, Minerva surpreende Harry e o presenteia com uma Nimbus 2000, uma das principais e mais velozes vassouras da época.
Em “Relíquias da Morte — Parte 2”, após Severo Snape assumir como diretor de Hogwarts, Harry retorna para a escola antes do início da memorável Batalha de Hogwarts contra Lord Voldemort e os Comensais da Morte, e confronta o professor pedindo para que ele conte aos outros alunos que ele foi o responsável por matar Dumbledore.
Enquanto o jovem esbravejava, Severo puxa sua varinha para atacá-lo, quando Minerva surge na frente de Potter empunhando sua varinha para defendê-lo. Os dois então iniciam um épico e poderoso duelo, que resulta na fuga de Snape pela janela enquanto McGonagall o chama de covarde.
Também no último filme, momentos antes da Batalha de Hogwarts começar, Minerva e os outros professores se encarregam de lançar feitiços para proteger a escola. Com isso, a professora lança o “Piertotum Locomotor”, magia que dá vida as estátuas e armaduras presentes na frente da escola, que se tornam uma nova forma de defesa contra Voldemort e os comensais.
Na cena, ela diz: “Hogwarts corre perigo. Guarneçam os muros. Protejam-nos! Cumpram o seu dever para com a nossa escola! [...] Eu sempre quis usar esse feitiço”.