Celebre o Goku Day (Dia do Goku, em tradução direta) conhecendo os detalhes por trás da crianção do personagem principal da franquia Dragon Ball
Publicado em 09/05/2024, às 10h11
Nesta quinta-feira, 9, é celebrado o Goku Day (Dia do Goku, em tradução direta), onde os fãs da franquia Dragon Ball podem homenagear o protagonista criado por Akira Toriyama, que fez sua estreia na Revista Weekly Shounen Jump em 3 de dezembro de 1984, mas logo ganhou espaço em outras mídias, já que a história foi transformada em anime dois anos depois, além de ter inspirados jogos e diversos objetos colecionáveis que ganham espaço nas prateleiras até hoje.
A data que celebra a existência do garoto de cabelo arrepiado que tem rabo de macaco e tem o objetivo de encontrar as sete esferas do dragão foi oficializada em 2015 pela Japan Anniversary Association, tendo sido escolhida, pois, em japonês os números 5 e 9 são pronunciados foneticamente como "go" e "ku", e como no calendário internacional o mês aparece antes do dia, 5/9 se torna a representação perfeita do nome do personagem.
Para celebrar este Goku Day, a RECREIO separou abaixo uma lista com 5 curiosidades sobre o Saiyajin!
“Jornada ao Oeste”, romance mitológico do escritor chinês Wu Chengen, é uma das referências usadas para a criação de Son Goku. A semelhança se dá, pois, como o personagem principal da história, Rei Macaco, a figura criada por Toriyama também tem poderes de transformação e não consegue esconder sua cauda.
A dublagem original do anime traz Goku dublado pela atriz e dubladora japonesa Masako Nozawa. No Brasil, o personagem também ganhou voz por meio de uma mulher: Úrsula Bezerra, que dublou a versão criança do personagem.
Ver essa foto no Instagram
Na versão crescida, Goku recebeu a interpretação do irmão de Úrsula,Wendel Luís Bezerra, voz que popularizou a frase: “Oi, eu sou o Goku!”.
A batalha entre Goku e Freeza, na terceira temporada de “Dragon Ball Z”, se tornou a mais longa do anime. Isso porque, a luta começa no episódio 87 e termina no 105, totalizando 19 episódios e uma duração total de 3h30min.
O Kamehameha é o golpe de assinatura de Goku. Sendo um ataque de energia, para executá-lo, o personagem precisa concentrar muita energia, para enfim lançá-la como um raio explosivo das palmas das mãos.
Ainda que muito popular, Goku não ultrapassou a marca de 100 Kamehamehas durante o anime. Na verdade, a técnica foi usa por ele 97 vezes, como explica o portal TecMundo.
Não é segredo que Goku é comilão. Por ser um Saiyajin, o personagem possui um metabolismo muito acelerado, então toda a comida que ingere é metabolizada rapidamente, o que faz com que ele não tenha nenhum problema em comer demais.
Tanto é, que após o 21º Torneiro de Artes Marciais, a refeição feita pelo personagem foi equivalente ao que 50 pessoas poderiam ingerir em um restaurante. Como resultado, a conta foi alta e Goku teve que pagar 470 mil zeni, dívida quitada com prêmio do Meste Kame, como relembrado pelo portal G1.