Na primeira audiência legal entre ADOR e o quinteto do NJZ, antigo NewJeans, empresa compartilha vídeo da controvérsia entre Hanni e membros do ILLIT
Nesta sexta-feira, 7 de março, aconteceu no Tribunal Distrital Central de Seul, na Coreia do Sul, a primeira audiência da disputa legal entre a ADOR e as integrantes do NJZ, antigo NewJeans. Com objetivo de discutir o encerramento do contrato exclusivo das artistas com a empresa, ocorrido em novembro de 2024, após as alegações de maus tratos e negligência, incluindo a controvérsia em torno da integrante Hanni com as integrantes do ILLIT.
O incidente, que repercutiu em meados de setembro de 2024 após a artista vietnamita-australiana acusar um gerente de outro grupo da HYBE (o ILLIT, segundo a empresa) de ter orientado as cantoras a ignorá-la, teve as câmeras de segurança divulgadas no tribunal nesta primeira discussão.
Nas filmagens, é possível observar três membros do ILLIT se curvando em um cumprimento formal a Hanni e Danielle enquanto elas passavam pelo corredor. No entanto, de acordo com o que foi divulgado pelo portal Koreaboo, as imagens não possuem áudio, o que impede uma análise precisa sobre a possível instrução do gerente do grupo para que as integrantes fossem ignoradas.
This is a CCTV video that Ador released on the 7th, When ILLIT members spot NewJeans Hanni and Danielle in the hallway, which you can see they bow their heads at a 90- degree angle as they pass by.
— ILLIT UNIVERSE (@ILLIT_UNIVERSE) March 7, 2025
🖇️:https://t.co/Go5JDYu9E5pic.twitter.com/DNPMuYLkM9
Ainda em relação ao julgamento, os representantes legais de Minji, Hanni, Danielle, Haerin e Hyein acusaram a HYBE de tratamento distinto para o quinteto em comparação aos outros artistas da empresa. No pronunciamento, o advogado ressaltou que a gravadora “prometeu originalmente que a estreia do NewJeans seria o primeiro grupo feminino da HYBE. No entanto, após a avaliação de estreia do NewJeans em março de 2021, a HYBE negligenciou o grupo até setembro de 2021”, finalizando a defesa exemplificando com o caso da maknae do grupo, Hyein, que “foi escolhida como embaixadora de uma marca específica, mas, de repente, LE SSERAFIM também foi nomeado como embaixadoras.”
A disputa legal sobre o contrato exclusivo entre a ADOR e as integrantes do NJZ permanece em aberto, e com uma possível nova audiência em breve.