Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Divertida Mente 2

Divertida Mente 2: Como é a aparência das emoções descartadas?

Descubra como seriam três das emoções que poderiam ter sido apresentadas ao lado de Inveja, Ansiedade, Tédio e Vergonha em 'Divertida Mente 2'

por Izabela Queiroz

Publicado em 02/07/2024, às 16h20 - Atualizado em 12/07/2024, às 11h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vergonha, Ansiedade, Inveja e Tédio em imagem promocional de 'Divertida Mente 2' - Reprodução/Pixar
Vergonha, Ansiedade, Inveja e Tédio em imagem promocional de 'Divertida Mente 2' - Reprodução/Pixar

Em ‘Divertida Mente 2’, a sala de controle da mente de Riley se expande após a chegada de quatro novas emoções: Inveja, Ansiedade, Tédio, e Vergonha, que se uniram a Alegria, Raiva, Medo, Tristeza e Nojinho (apresentadas no primeiro filme da franquia), para acompanhar a garota em uma nova e desafiadora fase da vida humana: a adolescência!

No entanto, o número de novas emoções que chegam após o aniversário de 13 anos de Riley deveria ser maior. A revelação foi feita pelo diretor da animação, Kelsey Mann, durante uma coletiva de imprensa promovida pela Pixar (via Collider), onde ele explica que, originalmente, após o alarme da puberdade ser soado, a protagonista deveria receber nove novas emoções:

Meu primeiro pensamento, durante a primeira conversa que tivemos, foi que seriam estabelecidas nove novas emoções. Eu realmente queria que Alegria se sentisse oprimida por todas elas, mas aí eu pensei que iria parecer muito. E então, você não conseguiria acompanhar. Havia tantas emoções, e todas elas se anulavam porque você não conseguiria acompanhar todo mundo. E aí, decidimos que tudo poderia ser simplificado.”

Três das emoções que ficaram de fora do novo filme do selo Disney e Pixar tiveram a aparência reveladas por meio de rascunhos publicados no feed do Instagram da designer de personagem da Pixar, Crystal Kung, permitindo que o público conhecesse Culpa, Admiração e Desconfiança. Veja:

Culpa

Sob os tons de azul e roxo, Culpa (Guilt, em inglês) seria retratado com uma feição chorosa. Ele também apareceria acompanhado de uma enorme mochila que ele mal consegue suportar, representando a bagagem emocional que carrega.

Conforme explicado por Mann, a ideia da bagagem foi utilizada em outra personagem: Ansiedade.

A bagagem que Ansiedade carrega para a sala de controle veio da Culpa, porque ela também estava nos meus planos iniciais junto das outras nove novas emoções. Na verdade, eu queria um carrinho de bagagem gigante como o de um hotel. Você sabe, quando você vai para a Disney, você leva todas as coisas dos seus filhos, e isso resulta em muita bagagem. E, quando Ansiedade chega, as emoções primordiais se espantam e ficam tipo: ‘Uau, o que é isso? Quem é esse? O que é tudo isso?’ E então esse pequeno personagem poderia aparecer e dizer, ‘Oi, Eu sou Culpa. Desculpe, tenho muita bagagem.’ E, quando pensei nisso, foi uma piada tão boa. Mas ai acabamos cortando essa emoção, porque isso realmente não acrescentava nada à história. Acho que a ansiedade também tem muita bagagem [risos], então demos tudo a ela”, relembrou o cineasta na coletiva de imprensa.

Admiração 

Admiração (awe, em inglês) ganhou algumas versões diferentes, dente elas, a de um bebê gordinho e fofo, um cara do surfe positivo e a versão jovem de Keanu Reeves. Ainda que diferentes, todas elas tinham duas coisas em comum: grandes olhos brilhantes e bochechas rosadas, características que acabaram transferidas para a Inveja.

Desconfiança

Quanto a Desconfiança (suspicion, em inglês), a emoção seria retratada como uma espiã. Nas artes, ela aparece sempre cerrando os olhos, às vezes de sobretudo, óculos e com um bloco de notas a postos.

Na trama original, Nojinho pode ter feito uma possível alusão as características da personagem na cena em que Riley desconfia que suas duas melhores amigas, Bree e Grace, estão escondendo algo.

Mais emoções descartas

Além dessas, o portal The Exploreist revela que outras emoções também fizeram parte da lista de personagens que poderiam ter sido apresentadas na sequência de 'Divertida Mente' (2015). São elas: Ciúme (Jealousy, no original), cortada por se parecer com Inveja; "Schadenfreude", emoção que vem de uma palavra alemã que significa “alegria às custas de outra pessoa” e não incorporada ao roteiro por ser muito complexa e por potencialmente trazer um tom sombrio ao filme; e Vergonha (Shame, no original), emoção retirada por ser pesada demais e difícil de assistir.

No Brasil, dentre as novas emoções de Riley já existe Vergonha. No entanto, a emoção no inglês é originalmente identificada como Embarrassment, que em português poderia ter sido traduzida para Constrangimento, já que a emoção se relaciona com a timidez.