Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Walt Disney

Como foi a primeira visita de Walt Disney à América Latina?

Saiba quando e por que Walt Disney, um dos cineastas mais influentes do mundo e co-fundador da The Walt Disney Company, visitou a América Latina

Giovanna Csiszar Publicado em 15/07/2024, às 15h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Walt Disney e os projetos da Disneyland - Hulton Archive/Getty Images
Walt Disney e os projetos da Disneyland - Hulton Archive/Getty Images

Você sabia que Walt Elias Disney, um dos cineastas de animação mais influentes do mundo, já teve algumas experiências bem significativas na América Latina? O co-fundador da The Walt Disney Company não apenas visitou o México, mas também já foi honrado com uma importante homenagem pelo governo, mostrando seu impacto no entretenimento além das fronteiras dos Estados Unidos.

Walt Disney
Walt Elias Disney com Pato Donald / Crédito: Hulton-Deutsch Collection/CORBIS/Corbis via Getty Images

Sua primeira visita ao país latino aconteceu em 1941, quando Walt e um grupo selecionado de artistas passaram pelo México como parte da Política da Boa Vizinhança, do presidente Franklin D. Roosevelt, que tinha como objetivo desenvolver relações amigáveis com os países da América Latina durante a Segunda Guerra Mundial, se aproximando culturalmente no processo. 

Um dos pontos principais dessa Política, era evitar a distribuição de filmes norte-americanos que apresentassem comportamentos xenofóbicos e discriminatórios contra o povo latino, banindo os bandidos mexicanos das produções de Hollywood, por exemplo. Além disso, foi nessa mesma época que os personagens Zé Carioca, Panchito e Pato Donald foram criados, aparecendo juntos na animação "Você já foi à Bahia?"; confira:

Já em agosto de 1943, Walt Disney retornou ao México para receber a Ordem da Águia Asteca, a maior homenagem que um estrangeiro poderia obter, focado naqueles que contribuíram grandemente com o país ou com a humanidade. Junto de Louis B. Mayer, co-fundador do MGM Studios, Walt recebeu suas medalhas diretamente do presidente mexicano da época, Manuel Ávila Camacho, que também se concentrou nos esforços de Walt para promover relações internacionais benéficas com o México.

Em 1963, Walt recebeu novamente outra homenagem do México. O Instituto de Cultura Cinematográfica da Ibero-American University concedeu ao cineasta o "Onix Award of Merit" por suas realizações cinematográficas. E, embora o próprio Walt não tivesse recebido nenhuma educação além do primeiro ano do ensino médio, ele recebeu diversos prêmios de instituições de ensino superior que reconheciam sua influência no mundo.

Atualmente, o Pavilhão do México no EPCOT, no Walt Disney World, oferece aos visitantes uma experiência imersiva na cultura mexicana. Uma das atrações principais é a "Gran Fiesta Tour Starring The Three Caballeros", um passeio de barco que proporciona aos visitantes um encontro com o trio Zé Carioca, Panchito e Pato Donald; veja: