Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

BTS: O que é o BT21?

Descubra como surgiu, há quanto tempo existe e diversos outros fatos e curiosidades sobre BT21, a marca de personagens inspirados no BTS

por Izabela Queiroz

Publicado em 08/08/2024, às 13h08 - Atualizado em 09/08/2024, às 11h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Personagens do BT21 em imagem promocional do MV de 'Would You' - Reprodução/BT21
Personagens do BT21 em imagem promocional do MV de 'Would You' - Reprodução/BT21

Na última terça-feira, 6, chegou ao McDonald’s o menu temático do BT21, que além de molhos exclusivos para acompanhar os lanches já conhecidos pelos consumidores do Méqui, traz também oito personagens colecionáveis! Mas, você sabe o que é o BT21? A RECREIO reuniu abaixo tudo o que você precisa saber sobre a marca inspirada nos membros do BTS.

O que é o BT21?

O BT21 surgiu em 2017 por meio de uma parceria entre um dos principais aplicativos de mensagem da Ásia, o Line, e um dos maiores grupos de k-pop, o BTS

A parceria deu início ao projeto Line Friends Creators, que incluiu personagens criados pelos membros do BTS para a marca Line Friends, que ganhou forma em  2011 pela Line Corporation para apresentar os personagens baseados nos stickers do aplicativo em animações, jogos e produtos diversos distribuídos em lojas, cafés e parques temáticos.

RM, Jin, Suga, J-Hope, Jimin, V e Jungkook (membros do BTS) foram escolhidos estrategicamente como os primeiros artistas a participar do Line Friends Creators, já que, conforme explicado pela marca no site oficial, o BTS se conecta com os termos dos personagens de Line Friends que são: “global”, “millennials” e “trending”.

O projeto, que logo foi expandido e se tornou uma marca (BT21 UNIVERSE), tinha como objetivo criar personagens diferentes que seriam desenhados pelos próprios integrantes do grupo, como informado no site oficial e documentado em uma série de vlogs publicados no YouTube.

Assim, o septeto deu origem não só aos traços dos oito mascotes, mas também as características e personalidades de cada um, sendo essas, reflexos dos atributos que os membros do BTS reconheciam em si e no fandom do grupo.

Dessa forma, surgiram as seguintes figuras:

  • Koya: o coala azul carinhoso e talentoso que está sempre com sono, criado por RM;
  • RJ: a alpaca branca e peluda que adora cozinhar e comer, desenhada por Jin;
  • Shooky: um biscoito brincalhão que não suporta leite, idealizado por Suga;
  • Mang: uma espécie de esquilo que adora dançar e que por anos se escondeu atrás de uma máscara de pônei, criado por J-Hope;
  • Chimmy: um cachorrinho que usa moletom amarelo e está sempre disposto a trabalhar, gerado por Jimin;
  • Tata: um alienígena do planeta BT que tem o corpo superelástico e poderes sobrenaturais, produzido por V;
  • Cooky: um coelho cor-de-rosa que deseja ser visto como alguém forte, elaborado por Jungkook;
  • Van: um robô esperto que deseja proteger o BT21, feito pelo Line Friends.

Com o sucesso dos personagens, a marca ganhou narrativas próprias, séries como "Inside Mang", que revela a real identidade de Mang, e até mesmo clipes musicais, como "Would You", o primeiro MV de BT21, lançado como um presente de Natal, já que estreou em 23 de dezembro do ano passado.

Como resultado, além de Line Friends, outras grandes marcas se uniram ao BT21 para lançar novas coleções, a Jandaia que criou cadernos temáticos; a Renner com roupas e maquiagens e a Amazon, com canecas, pelúcias e acessórios, por exemplo.

A parceria mais recente, no entanto, surgiu com o McDonald’s, que lançou brinquedos colecionáveis inspirados nas figuras e que podem ser adquiridos na compra de combos ou individualmente a partir de RS30,00 a unidade.