Daniel Radcliffe já ficou marcado como o rosto do personagem Harry Potter, mas, o que muitos não sabem, é que outro ator quase interpretou o bruxo
Há mais de 20 anos, víamos pela primeira vez o ator Daniel Radcliffe dando vida ao bruxo mais famoso da cultura pop em "Harry Potter e a Pedra Filosofal". Mas, o que muitos não sabem, é que ele não foi a primeira escolha do estúdio para interpretar o protagonista!
De acordo com uma entrevista da diretora de elenco Janet Hirshenson para o HuffPost, o longa já tinha outro profissional trabalhando na posição há um ano antes dela compor o time da Warner Bros. Pictures. Os atores que interpretariam outros personagens, como Rony e Herminone, já haviam sido devidamente escolhidos, enquanto Harry ainda estava com o papel em aberto.
Assim como todos os outros atores principais, a equipe de produção precisava que o intérprete de Harry fosse britânico, para deixar essa parte da adaptação bem fiel aos livros. Durante a entrevista, Janet revelou que o único americano que fez o teste para o papel foi Liam Aiken, que já havia trabalhando com o diretor Chris Columbus e que, mais tarde, estrelaria o clássico "Desventuras em Série".
Em outra de suas falas, Janet revelou que o ator Jamie Bell, conhecido por protagonizar o icônico Billy Elliot, também foi considerado para o papel do bruxo. No entanto, ele não foi escolhido devido à sua idade:
Eu sei que em determinada altura houve certa pressão para o ator que fez Billy Elliot (Jamie Bell). Ele era um ator muito bom, mas tinha 14 anos (...) E, para para complicar as coisas, eu precisava de um garoto de olhos azuis ou verdes porque o traço marcante de Harry são seus olhos verdes ou azul-esverdeados.”
Após o ocorrido, a busca pelo Harry Potter perfeito continuou, o que levou o diretor Chris Columbus a conhecer Daniel Radcliffe através de seu pai em um teatro, momento esse que determinou o futuro da franquia de filmes:
“Uma noite, David Heyman, o produtor, foi ao teatro e conheceu o pai de Daniel, que era agente... então o produtor encontrou Daniel e seu pai e disse a Daniel: 'Por que você não entra e faz a audição? Pense nisso'. Então ele disse: ‘OK.”