Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Sereias

Além de 'A Pequena Sereia': 5 filmes e séries com sereias

Más ou boazinhas, essas produções exploram lados diferentes da mitologia que envolve as sereias

Izabela Queiroz Publicado em 17/08/2023, às 18h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'A Pequena Sereia’ (2023) - Reprodução/ Disney
Cena de 'A Pequena Sereia’ (2023) - Reprodução/ Disney

A mitologia por trás das sereias é uma das mais curiosas de todos os tempos! O ser meio humano, meio peixe que habita as profundezas do oceano já ganhou diferentes versões e interpretações nos livros, animações, série e filmes ao longo dos anos, sendo uma das mais recentes, o live-action de “A Pequena Sereia”, filme da Disney que adapta o conto de mesmo nome do escritor Hans Christian Andersen para os cinemas. Relembre o trailer!

Ainda assim, existem outras obras que trazem essas criaturas instigantes em suas tramas, sejam elas protagonistas ou não. Pensando nisso, a RECREIO reuniu uma lista com mais cinco produções onde as sereias podem ser encontradas. Veja!

1. Aquamarine 

Aquamarine 
Imagem promocional de 'Aquamarine'. /Crédito: Divulgação/ 20th Century Fox

Quem nunca quis encontrar uma sereia? Em “Aquamarine”, filme lançado em 2006, duas amigas acabam realizando a vontade de muitos depois de descobrirem uma sereia na piscina do clube que costumavam frequentar, após a garota com cauda ter sido arrastada para lá durante uma forte tempestade. Mas, voltar para o mar acaba virando um segundo plano, visto que Aquamarine se apaixona pelo salva-vidas do local e vai depender da ajuda de suas duas novas amigas para conquistá-lo.

2. H20: Meninas Sereias

H20: Meninas Sereias
Personagens de 'H20: Meninas Sereias'. /Crédito: Divulgação/ ZDF Enterprises

Garotas normais em um dia, sereias em outro! Isso foi o que aconteceu com Emma, Cleo e Rikki, na série de três temporadas “H20: Meninas Sereias”. Com o primeiro episódio exibido em 2006, a trama acompanha as três adolescentes que, após ficarem presas em uma caverna de uma ilha misteriosa, precisam nadar por uma piscina à lua cheia, o que faz com que elas se tornem sereias com poderes mágicos. Ainda que seja incrível, as garotas passam por poucas e boas para guardar seu novo segredinho.

3. Harry Potter e o cálice de fogo 

Harry Potter e o cálice de fogo 
Sereia de Harry Potter e o cálice de fogo. /Crédito: Reprodução/ Warner Bros. Pictures

Nem sempre as sereias são boas, como prova J.K Rowling em “Harry Potter e o cálice de fogo” (2005). No quarto filme da saga, Harry é proibido de competir na Copa Mundial de Quadribol devido a sua pouca idade, o que faz com que ele descubra outra competição: o Torneio Tribruxo — e é aí que as sereias entram em ação. Isso porque, uma das provas consiste em desvendar a mensagem dessas criaturas, para que, então, Harry possa resgatar Ron. O problema é que aqui as sereias são perigosas e fazem com que Harry sofra muito até concluir o desafio.

4. Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas

Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas
Sereia de Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas. /Crédito: Reprodução/Disney

Lançado em 2011, “Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas” traz as sereias como a fonte da juventude. Isso porque, quem quisesse se manter jovem por mais tempo, teria que capturar uma dessas criaturas místicas e colher uma lágrima dela.

O filme está disponível no Disney+ com a seguinte sinopse:

"Quando os caminhos de Jack e de uma mulher de seu passado (Penélope Cruz) se cruzam, ele não tem certeza se é amor ou se ela é uma impostora cruel que está usando-o para encontrar a mitológica Fonte da Juventude. Forçado a embarcar no navio do pirata mais temido de todos os tempos, Jack não sabe o que é mais perigoso: Barba Negra (lan McShane) ou a mulher de seu passado. Dirigida por Rob Marshall, esta aventura está recheada de muita ação, mistérios e personagens completamente sagazes.".

5. O 13º aniversário

O 13º aniversário
Imagem promocional de 'O 13º aniversário'. /Crédito: Divulgação/ Disney

Normalmente, aniversários são momentos felizes, mas para Cody, a comemoração do seu 13º ano de vida foi um tanto desesperadora. Ao completar treze anos, o garoto ganha escamas e nadadeiras, além de notar que agora não perde mais o fôlego debaixo d'água e que tem uma nova habilidade: poder falar com peixes!

O filme da Disney foi lançado em 1999 trazendo Chez Starbuck como o intérprete do menino sereia que deve enfrentar algumas aventuras para descobrir mais sobre o seu passado.