Más ou boazinhas, essas produções exploram lados diferentes da mitologia que envolve as sereias
A mitologia por trás das sereias é uma das mais curiosas de todos os tempos! O ser meio humano, meio peixe que habita as profundezas do oceano já ganhou diferentes versões e interpretações nos livros, animações, série e filmes ao longo dos anos, sendo uma das mais recentes, o live-action de “A Pequena Sereia”, filme da Disney que adapta o conto de mesmo nome do escritor Hans Christian Andersen para os cinemas. Relembre o trailer!
Ainda assim, existem outras obras que trazem essas criaturas instigantes em suas tramas, sejam elas protagonistas ou não. Pensando nisso, a RECREIO reuniu uma lista com mais cinco produções onde as sereias podem ser encontradas. Veja!
Quem nunca quis encontrar uma sereia? Em “Aquamarine”, filme lançado em 2006, duas amigas acabam realizando a vontade de muitos depois de descobrirem uma sereia na piscina do clube que costumavam frequentar, após a garota com cauda ter sido arrastada para lá durante uma forte tempestade. Mas, voltar para o mar acaba virando um segundo plano, visto que Aquamarine se apaixona pelo salva-vidas do local e vai depender da ajuda de suas duas novas amigas para conquistá-lo.
Garotas normais em um dia, sereias em outro! Isso foi o que aconteceu com Emma, Cleo e Rikki, na série de três temporadas “H20: Meninas Sereias”. Com o primeiro episódio exibido em 2006, a trama acompanha as três adolescentes que, após ficarem presas em uma caverna de uma ilha misteriosa, precisam nadar por uma piscina à lua cheia, o que faz com que elas se tornem sereias com poderes mágicos. Ainda que seja incrível, as garotas passam por poucas e boas para guardar seu novo segredinho.
Nem sempre as sereias são boas, como prova J.K Rowling em “Harry Potter e o cálice de fogo” (2005). No quarto filme da saga, Harry é proibido de competir na Copa Mundial de Quadribol devido a sua pouca idade, o que faz com que ele descubra outra competição: o Torneio Tribruxo — e é aí que as sereias entram em ação. Isso porque, uma das provas consiste em desvendar a mensagem dessas criaturas, para que, então, Harry possa resgatar Ron. O problema é que aqui as sereias são perigosas e fazem com que Harry sofra muito até concluir o desafio.
Lançado em 2011, “Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas” traz as sereias como a fonte da juventude. Isso porque, quem quisesse se manter jovem por mais tempo, teria que capturar uma dessas criaturas místicas e colher uma lágrima dela.
O filme está disponível no Disney+ com a seguinte sinopse:
"Quando os caminhos de Jack e de uma mulher de seu passado (Penélope Cruz) se cruzam, ele não tem certeza se é amor ou se ela é uma impostora cruel que está usando-o para encontrar a mitológica Fonte da Juventude. Forçado a embarcar no navio do pirata mais temido de todos os tempos, Jack não sabe o que é mais perigoso: Barba Negra (lan McShane) ou a mulher de seu passado. Dirigida por Rob Marshall, esta aventura está recheada de muita ação, mistérios e personagens completamente sagazes.".
Normalmente, aniversários são momentos felizes, mas para Cody, a comemoração do seu 13º ano de vida foi um tanto desesperadora. Ao completar treze anos, o garoto ganha escamas e nadadeiras, além de notar que agora não perde mais o fôlego debaixo d'água e que tem uma nova habilidade: poder falar com peixes!
O filme da Disney foi lançado em 1999 trazendo Chez Starbuck como o intérprete do menino sereia que deve enfrentar algumas aventuras para descobrir mais sobre o seu passado.