Ícone do site

Pôsteres de ‘Superman: O Filme' (1978) e 'Superman' (2025) - Divulgação/ Warner Bros./DC Studios

Superman

A conexão que ‘Superman’ faz com Christopher Reeve

Descubra como o ator que viveu o herói há mais de 4 décadas, Christopher Reeve, se conecta com 'Superman', filme que estreou nos cinemas nesta quinta-feira, 10

Publicado 10/07/2025

Sabia que há uma conexão especial entre ‘Superman’, filme que entrou em cartaz nesta quinta-feira, 10, e o falecido Christopher Reeve, ator que interpretou o herdeiro de Krypton nos quatro longas-metragens lançados nas décadas de 1970 e 1980? A ligação acontece por meio de uma participação especial, que só os fãs mais assíduos devem perceber.

Quem foi Christopher Reeve?

Ator americano, Christopher Reeve conseguiu uma indicação ao prêmio BAFTA ao dar vida ao alienígena criado na Terra nos filmes ‘Superman: O Filme’ (1978), ‘Superman II – A Aventura Continua’ (1980), ‘Superman 3’ (1983) e ‘Superman 4: Em Busca da Paz’ (1987), tramas lançadas para o cinema.

Imagem promocional de “Superman 4: Em Busca da Paz” (1987) – Divulgação/Warner Bros. Pictures

A atuação de Reeve e aparência física se tornaram modelos ideais para os atores que deram vida ao herói nas tramas recentes, como Brandon Routh em ‘Superman — O Retorno’ (2006), Henry Cavill em ‘O Homem de Aço’ (2013), ‘Batman VS Superman: A Origem da Justiça’ (2016) e ‘Liga da Justiça’ (2017), bem como o estreante no uniforme azul com um “S” no peito, David Corenswet (Twisters).

Uma das figuras mais icônicas da cultura pop, Reeve acabou tendo a sua jornada nas telonas interrompida quando sofreu um acidente enquanto praticava hipismo em 1995, cujas lesões decorrentes da queda do cavalo o levaram a ficar tetraplégico, visto que não podia mais mexer nenhuma parte do corpo do pescoço para baixo.

A história do ator foi marcada por superação, trabalho e ativismo, já que ele se envolveu em pautas que envolviam a busca da cura para lesões na medula espinhal, e foi defensor dos direitos e cuidados das pessoas com deficiência, defendendo as causas com a Fundação Christopher Reeve e o Centro de Pesquisa Reeve-Irvine, co-fundado por ele.

Reeve morreu de infarto, em 2004, aos 52 anos. No entanto, a sua jornada nos cinemas e na TV serão eternas, bem como os marcos que deixou longe dos holofotes — como aborda o documentário “Super/Man — A História de Christopher Reeve”, o qual está disponível para streaming na HBO Max junto aos longas-metragens de Superman.

Como Superman se conecta com Christopher Reeve?

[CUIDADO! SPOILERS DE SUPERMAN ABAIXO]

Levando em consideração o impacto que teve para as adaptações live-action de Superman, na trama de 2025 há uma sutil homenagem ao ator, a qual aparece por meio da participação surpresa de Will Reeve, o filho caçula do ator, que aparece brevemente como âncora de um programa de notícias.

Will Reeve na estreia de “Superman” no TCL Chinese Theatre – Maya Dehlin Spach/Getty Images

Quando Christopher faleceu, Will tinha apenas 12 anos. Ainda lidando com a perda do pai, 17 meses depois, ele teve que comparecer ao enterro da mãe, a cantora Dana Reeve, que faleceu aos 44 anos, vítima de um câncer pulmonar. Em seguida, Will foi adotado pelo ator Robin Williams, que era amigo próximo de Reeve, o qual também faleceu em 2014 ao tirar a própria vida.

Mais sobre Superman

Primeiro filme do novo DCU, ‘Superman’ tem direção e roteiro de James Gunn, o CEO da DC Studios. O enredo acompanha o herói tentando encontrar equilíbrio entre a sua origem Kryptoniana e a criação que recebeu de Jonathan e Marta Kent na Terra, ao mesmo tempo em que defende a humanidade dos atos vilanescos de Lex Luthor.

No elenco estão David Corenswet como Clark Kent/Superman, ao lado de Rachel Brosnahan como Lois Lane; Nicholas Hoult como Lex Luthor, Edi Gathegi como Sr. Incrível; Nathan Fillion como Guy Guy Gardner/Lanterna Verde; Isabela Merced como Mulher Gavião, dentre outros nomes. Relembre o trailer:

Leia também

Sair da versão mobile