Descubra uma lista com alguns filmes direcionados ao público infantil que abordam temas e trazem cenas extremamente tristes
Publicado em 07/10/2024, às 17h08
Nem toda história tem um final feliz! Essa dura realidade, que é tão comum, não escapa nem mesmo das histórias direcionadas ao público infantil, onde as narrativas que estreiam nas telonas costumam ser mais leves e divertidas, já que há diversos títulos que acabaram se tornando o primeiro trauma cinematográfico dos pequenos que esperavam uma aventura e acabaram tendo que lidar com despedidas e perdas de personagens.
Pensando nesses enredos, a RECREIO reuniu uma lista com 5 filmes infantis que são extremamente tristes; confira:
Enquanto Andy se prepara para a faculdade, um mal-entendido faz os brinquedos acharem que tinham sido abandonados pelo garoto, passando a viver momentos angustiantes na creche Sunnyside com Lotso, sendo a cereja do bolo, quase acabarem incinerados em uma sequência desesperadora que com certeza levou os fãs da franquia "Toy Story" aos prantos. No fim do terceiro filme, ainda é preciso se despedir de Andy, que nunca mais verá seus antigos companheiros de brincadeiras.
Disponível em:Disney+
Conforme diz a sinopse, "No alvorecer da adolescência, uma garota peculiar chamada Vada (Anna Chlumsky) passa um verão inesquecível com seu melhor amigo, Thomas (Macaulay Culkin), que a acompanha nas mudanças: quando seu pai se apaixona de novo, quando ela usa maquiagem e até em seu primeiro beijo" — no entanto, esses momentos repletos de descobertas ganham uma sombra devido aos pensamentos de Vada sobre a morte, já que além de se questionar sobre o quanto é responsável pela morte da sua mãe, que faleceu quando ela nasceu, ela precisa se despedir de Thomas, que morreu tragicamente em certo momento do filme ao ser atacado por abelhas.
Disponível em:Max, Netflix e Prime Video
"Ponte para Terabítia" é mais um dos enredos em que o protagonista precisa enfrentar a morte de um amigo querido. No filme, Jess Aarons (Josh Hutcherson) e Leslie Burke (AnnaSophia Robb), se tornam amigos após a garota vencer uma corrida que deveria ser apenas para garotos. Juntos, eles criam o reino secreto de Terabítia, um lugar mágico onde eles se divertem juntos.
A jornada cheia de aventuras da dupla é subitamente interrompida quando Leslie morre de forma trágica, deixando Jess em um estado de luto doloroso de acompanhar.
Disponível em: O filme não está disponível no streaming
Ambientado em 1957 durante a Guerra Fria, "O gigante de ferro" acompanha a amizade de Hogarth, de 9 anos, e o robô gigante do espaço que dá título a animação. O problema é que agentes do governo desejam apreender o robô, deixando Hogarth em situações complicadas enquanto tenta proteger o amigo. Diferente dos dois filmes anteriores da lista, ainda que o robô se sacrifique ao fim do filme e protagonize uma despedida dolorosa com Hogarth, o gigante de ferro é visto se recompor após impedir que um míssil chegasse a cidade, trazendo esperança de que os dois ainda possam viver juntos.
Disponível em: YouTube, Google Play, Apple TV e Prime Vídeo para aluguel e compra
A amizade do filhote de cão de caça, Toby, e a raposa Dodó tem um final agridoce. Afinal, eles que lutaram tanto e viveram diversas aventuras para poderem ser amigos, mesmo com a natureza diferente dos dois, acabam separados pelo mesmo motivo, precisando se despedir ao fim para que Toby seguisse o seu propósito, mostrando que boas amizades também chegam ao fim.
Disponível em: Disney+