Confira a lista com 5 longas-metragens da Disney que conquistaram feitos históricos e transformaram a história do estúdio
Além de apresentar novos universos e personagens, as produções da Disney, sejam elas no formato live-action ou animação, também são capazes de revolucionar! Isso porque, uma lista de filmes da Casa do Mickey conquistaram feitos memoráveis que transformaram não só a história do estúdio que completa 100 anos de existência nesta segunda-feira, 16, como também, a trajetória da indústria cinematográfica ao longo dos anos.
Pensando nisso, a RECREIO reuniu abaixo 5 longas-metragens trouxeram grandes impactos no curso do maior conglomerado de mídia e entretenimento do mundo: a Disney. Veja!
Baseada no conto de fadas dos irmãos Grimm, intitulado ‘Branca de Neve’, a adaptação lançada em 1937 se tornou o primeiro longa-metragem animado da Disney, assim como foi o primeiro filme de animação a ser transmitido em cores no mundo, feitos que renderam a Walt Disney um Oscar Honorário na 11ª edição da premiação, realizada em 1939.
Se tornando a primeira animação a combinar os traços animados com a música clássica, “Fantasia” foi lançado em 1940. A trama protagonizada por Mickey Mouse também trouxe uma inovação a história da cinematografia, visto que para que o som chegasse aos ouvidos do público com qualidade, a Disney se uniu a empresa de eletrônicos RCA para criar um sistema de reprodução de áudio chamado de Fantasound System.
O sistema é usado até hoje, e como resultado Walt Disney e sua equipe receberam um Oscar honorário por contribuição para o avanço do uso do som no cinema.
Entrando em cartaz em 1964, "Mary Poppins", é o live-action que adapta o enredo que surgiu na série de livros escritos pela autora australiana Pamela Lyndon Travers. Produzido por Walt Disney, a história da babá mais que perfeita se tornou o primeiro filme dos estúdios Disney a ser indicado na categoria principal do Oscar: a de melhor filme.
Um dos clássicos da Disney, “A Bela e a Fera” chegou aos cinemas em 1991 sob os comandos de Gary Trousdale e Kirk Wise, adaptando para as telas a obra de mesmo nome escrita pela francesa Jeanne-Marie Leprince de Beaumont em meados dos anos 1700.
A trama se tonou a primeira animação indicada na categoria principal do Oscar: a de Melhor Filme. Além disso, na premiação de 1992, também levou a estatueta na categoria “Melhor Trilha Sonora Original”.
Como pode ser observado nesta matéria, um dos pontos fortes da Disney é realizar adaptações de histórias que antes habitavam apenas as páginas dos livros. Dessa forma, a primeira animação a ser criada a partir de uma ideia original se tornou um marco histórico na história do estúdio, já que ela surgiu apenas em 1994 com o lançamento de “O Rei Leão”.