Lançado em 2019, “Pousando no Amor” passou a ser considerado como uma produção obrigatória para todos aqueles que acompanham o universo dos k-dramas, os famosos doramas sul-coreanos.
Protagonizada por Son Ye Jin e Hyun Bin, o drama está disponível na Netflix, e acompanha a história de uma herdeira sul-coreana que, durante um passeio de parapente, cai em território norte-coreano, e acaba conhecendo um general do exército que a ajuda a se esconder das autoridades locais, dando início a um sentimento inesperado e proibido.
A trama, escrita por Park Ji Eun, foi inspirada em uma história real que aconteceu com a atriz Jung Yang em 2008, quando, ao lado de mais três amigos, o grupo acabou se perdendo no mar durante um passeio de barco, navegando próximo à linha de demarcação marítima entre as duas Coreias, antes de serem salvos pela Marinha sul-coreana.
Apesar de ter sido lançado há seis anos, a produção segue sendo extremamente amada pelos fãs, e fazendo um enorme sucesso nas plataformas de streaming. Se você também é apaixonado por “Pousando no Amor”, e está em busca de uma trama parecida para maratonar, a RECREIO separou 5 opções de doramas que você pode gostar. Confira!
1. A Juventude de Maio
Assim como em “Pousando no Amor”, o dorama “A Juventude de Maio”, protagonizado por Go Min-si e Lee Do-hyun, também foca em um amor que se desenvolve no meio de tensões políticas. Neste caso, a obra se passa durante um período sombrio da história da Coreia do Sul: a Revolta de Gwangju, que ocorreu em 1980, sendo marcada por protestos contra o governo militar e a retaliação dos moradores da cidade.
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos
Sinopse: “Hee Tae se torna o orgulho de Gwangju quando passa em medicina com notas máximas. Seu melhor amigo, Kyung Soo, um ativista pró-democracia, insiste para que eles abram uma clínica ilegal para quem está fugindo do governo. Um dia, um trabalhador é ferido durante um protesto. Em troca dos custos de transporte discreto dele e do operário, Hee Tae precisa ir a um encontro com uma possível parceira de casamento arranjada pelo pai. Nessa reunião, Hee Tae conhece Myeong Hee, uma enfermeira que persevera em meio às dificuldades da vida, e que só foi a reunião no lugar da amiga Soo Ryeon porque precisava de dinheiro. No entanto, Myeong Hee e Hee Tae acabam se apaixonando. Em maio de 1980, em meio à paixão acalorada e aos gritos de democracia que reverberam por toda Gwangju, Hee Tae e Myeong Hee se encontram em uma reviravolta do destino”.
Onde assistir: Kocowa, Viki
2. Mr. Sunshine
Outro dorama que também tem como plano de fundo conflitos externos da Coreia do Sul é “Mr. Sunshine”, obra ambientada durante a Batalha de Ganghwa, ocorrida em junho de 1871, conflito entre a Coreia da dinastia Joseon e os Estados Unidos. Além disso, o drama também aborda o governo do Imperador Gojong, o Tratado de Eulsa e as tensões que precederam a ocupação japonesa na Coreia em 1910.
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos
Sinopse: “Em 1871, um jovem coreano é levado para os EUA a bordo de um navio de guerra. Anos depois, ele retorna à Coreia como soldado americano e se apaixona por uma nobre”.
Onde assistir: Netflix
3. Something in the Rain
Se você busca tramas sobre romance proibido, “Something in the Rain” é a opção certa. Também protagonizada por Son Ye Jin, a obra retrata um romance entre uma executiva com o irmão mais novo de sua melhor amiga, anos mais novo do que ela — fato que não é bem-visto pela sociedade.
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos
Sinopse: “Yoon Jin Ah (Son Ye Jin) tem 35 anos e trabalha como supervisora em uma cafeteria. Apesar de ter sido abandonada pelo namorado, ela tenta se manter positiva e conta com apoio da melhor amiga Seo Kyung Seon (Jang Seo Yeon). Porém, a amizade delas é testada quando o irmão mais novo de Kyung Seon, Joon Hee (Jung Hae In), retorna à Coreia do Sul depois de três anos trabalhando fora e ele e Jin Ah começam a se aproximar. Contudo, os valores tradicionais rígidos consideram um tabu ter um relacionamento com o irmão mais novo de uma amiga. Apesar da diferença de 4 anos entre eles, Jin Ah fica dividida entre o amor da sua vida e a amizade de Kyung Seon”.
Onde assistir: Viki, Kocowa, Netflix
4. Rainha das Lágrimas
Sendo um dos doramas mais populares lançados em 2024, “Rainha das Lágrimas” consegue trazer uma história de amor tão bela quanto “Pousando no Amor”, além de também ter o roteiro assinado por Park Ji Eun.
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Sinopse: “Esta série romântica sobre uma herdeira e o marido que enfrentam uma crise conjugal em meio a um conflito nos negócios entrou no Top 10 de 46 países”.
Onde assistir: Netflix
5. Snowdrop
Outra trama que também fala sobre um relacionamento proibido entre um soldado norte-coreano e uma mulher sul-coreana é “Snowdrop”, produção que marcou a estreia como atriz de Jisoo, integrante do BLACKPINK. Além de apresentar a tensão entre pessoas das duas Coreias, o drama ainda tem como plano de fundo um outro fato histórico: o Movimento Democrático de junho de 1987, quando trabalhadores e estudantes foram às ruas exigindo eleições diretas e o fim do regime militar do general Chun Doo Hwan.
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos
Sinopse: “Em 1987, um homem ensanguentado entra no dormitório feminino de uma universidade em Seul. Yeong-ro, uma estudante universitária que se apaixona por ele à primeira vista em um encontro às cegas, cuida dele apesar da constante vigilância e da situação perigosa. No entanto, Yeong-ro fica chocada ao descobrir seu segredo. Apesar do amor que sente por Yeong-ro, Soo-ho não tem escolha a não ser obedecer ao comando do partido para salvar seus companheiros e voltar para o Norte, onde seu irmão o espera. Yeong-ro rejeita a vontade de seu pai, o chefe da Agência de Segurança Nacional, e trabalha lado a lado com Soo-ho para salvar seu amado e seus amigos”.
Onde assistir: Disney+