Confira cinco doramas baseados em fatos reais que conquistaram o público ao abordar temas como amor, vingança e superação
Inspiradas por eventos reais, histórias que ultrapassam a ficção se tornaram enredos de alguns dos doramas mais impactantes da televisão sul-coreana. Ao abordar temas como violência escolar, corrupção militar e questões históricas, essas produções conquistaram o público, especialmente com a atuação de nomes como Song Hye-kyo, Jung Hae-in e V, do BTS.
Portanto, a RECREIO separou uma lista de 5 k-dramas inspirados em fatos reais que são imperdíveis.
Na trama estrelada por Park Seo-joon, Park Hyung-sik e Kim Tae-hyung (V, do BTS), a regente mantém o príncipe herdeiro Sammaekjong em segredo, enquanto organiza o Hwarang, uma nova elite formada por jovens de diversas origens. Entre eles, Moo-myung, um plebeu com passado misterioso, e o próprio príncipe, que assume a identidade de Kim Ji-dwi para se infiltrar no grupo.
Apesar do enredo ficcional, o drama se baseia na existência real do Hwarang, grupo de guerreiros formados por jovens aristocratas durante o período de Silla, e está disponível no Viki.
O drama estreado em 2019 acompanha a história de Yoon Se-ri (Son Ye-Jin), uma empresária bem-sucedida que assume sua própria empresa após se afastar da família. Durante um voo de parapente, ela é atingida por um tornado e acaba cruzando acidentalmente a fronteira com a Coreia do Norte. Lá, é encontrada por Jeong Hyeok (Hyun Bin), um soldado que decide protegê-la enquanto tenta encontrar uma forma de devolvê-la em segurança ao seu país de origem.
A ideia para a trama surgiu após um incidente real, acontecido em 2008, quando a atriz Jung Yang cruzou acidentalmente a fronteira norte-coreana, o que inspirou a roteirista Park Ji Eun a criar a história de um encontro improvável entre dois mundos opostos. Assim, "Pousando no Amor" está disponível no catálogo da Netflix.
Em 'Taxi Driver', Kim Do-gi, interpretado por Lee Je-hoon, atua como motorista da Rainbow Taxi Company, uma organização secreta que oferece um serviço incomum de vingar pessoas que sofreram injustiças e ficaram desamparadas pela lei. Movido por um trauma pessoal, Do-gi se junta à empresa para ajudar clientes a enfrentarem seus agressores.
Embora a trama seja fictícia, muitos dos casos apresentados na série são inspirados em crimes reais ocorridos na Coreia do Sul e pode ser assistido no Prime Video.
Um dos mais recentes clássicos no mundinho dos doramas, "A Lição" conta a história de Moon Dong-eun (Song Hye-kyo) uma professora do ensino fundamental que carrega cicatrizes do passado. Durante o ensino médio, ela foi brutalmente agredida por colegas, o que a forçou a abandonar os estudos. Anos depois, quando passa a lecionar para os filhos de seus antigos agressores, decide colocar em prática um plano de vingança meticulosamente arquitetado.
A criação da série teve origem em uma pergunta feita pela filha da roteirista Kim Eun-sook, que provocou uma investigação sobre a violência nas escolas coreanas. Embora a história da protagonista seja fictícia, muitos dos episódios retratados são inspirados em casos reais, incluindo um incidente muito noticiado em 2006.
Acompanhando o soldado Ahn Jun-ho (Jung Hae-in) e o cabo Han Ho-yeol (Koo Kyo-hwan) em uma missão pouco convencional de capturar militares que abandonaram o exército sul-coreano, 'D.P. Dog Day' mostra a dupla se deparando com casos de abusos, trotes violentos e assédio dentro das forças armadas, assim retratando uma realidade muitas vezes invisível da obrigatoriedade do serviço militar no país.
Baseada no webtoon 'D.P. Dog Days', a série é fictícia, mas inspirada em relatos reais de soldados e as duas temporadas podem ser encontradas no catálogo da Netflix.