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5 curiosidades sobre ‘Soul’, filme da Tela Quente de hoje (09)

Descubra algumas curiosidades sobre a animação dos estúdios Pixar, 'Soul', que será transmitida na Tela Quente nesta segunda-feira, 09!

Maria Eduarda Casado Publicado em 09/06/2025, às 18h37

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Imagem promocional de "Soul" - Reprodução/Disney
Imagem promocional de "Soul" - Reprodução/Disney

Nesta segunda-feira, 09, durante a programação da Tela Quente, na TV Globo, será trasmitido a animação vencedora do Oscar de 2020, 'Soul – Uma Aventura com Alma', da Pixar Animation Studios, a partir das 22h25, no horário de Brasília.

A animação acompanha "Joe Gardner, um professor de música que recebe a chance de tocar na melhor casa de jazz da cidade. Mas um pequeno passo em falso o leva das ruas de Nova York para o Pré-vida - um lugar fantástico onde novas almas obtêm suas personalidades, peculiaridades e interesses antes de irem para a Terra", segundo a sinopse.

Dirigida por Pete Docter que convidou Kemp Powers(Homem-Aranha No Aranhaverso) para se juntar a ele na produção, o filme ganhou o primeiro personagem negro protagonista da história do estúdio. No entanto, há mais curiosidades sobre 'Soul – Uma Aventura com Alma'; descubra antes de assisti-lo:

1.  Protagonista inspirado em uma pessoa real

Cena de 'Soul' (2020)
Cena de 'Soul' (2020) - Divulgação/Pixar

Poucas pessoas sabem mas o protagonista Joe Gardner foi inspirado em Peter Archer, professor de música que lecionou por 34 anos em uma escola no Bronx, em Nova York, e se aposentou em 2020. Durante o desenvolvimento do filme, os diretores buscaram retratar fielmente a realidade vivida pelo professor, chegando a visitar sua sala de aula para observar detalhes do ambiente escolar.

A escolha por fazer de Joe um músico de jazz surgiu da ideia de que esse gênero musical exige paixão verdadeira, o que ajudaria a construir um personagem mais autêntico. Além disso, a forte ligação do jazz com a cultura afro-americana contribuiu para a decisão de tornar ele o primeiro protagonista negro da história da Pixar (Via ABC7 Los Angeles).


2.  Por que Alma 22 se chama assim?

Alma 22 de 'Soul' (2020)
Alma 22 de 'Soul' (2020) - Divulgação/Pixar

Durante a jornada de Joe, ele conhece a Alma 22 que há muito tempo tenta encontrar sua vocação antes de encarnar na Terra. Segundo o produtor Jonas Rivera, o número foi escolhido como uma brincadeira, sem um motivo específico, mas com a ideia de que, como cada alma é única, elas poderiam ser identificadas por números, o que também permitiu abordar um tema complexo de maneira leve e acessível.

Ainda que apresentado como um detalhe aleatório, o número carrega significados simbólicos: 22 foi a quantidade de filmes lançados pela Pixar antes de 'Soul', além de ser o número de regras criativas que orientam os colaboradores do estúdio no processo de desenvolvimento das histórias.


3.  Participação de Merida de Valente

Cena de 'Soul' (2020)
Cena de 'Soul' (2020) - Divulgação/Pixar

No Salão de Todas as Coisas, espaço onde as almas precisam descobrir sua “faísca de vida” para conquistar o direito de nascer na Terra, Joe e 22 observam diferentes almas explorando atividades em busca dessa centelha. Em uma das cenas, uma alma aparece praticando arco e flecha e, ao acertar o alvo, completa seu círculo final, indicando que encontrou sua motivação.

A sequência é uma referência à animação 'Valente', também da Pixar, em que a protagonista Merida é conhecida por sua habilidade com o arco.


4. Easter Eggs

Referência de 'Luca' em cena de 'Soul' (2020)
Referência de 'Luca' em cena de 'Soul' (2020) - Divulgação/Pixar

Como é tradição nos filmes da Pixar, 'Soul – Uma Aventura com Alma' também está repleto de easter eggs espalhados ao longo da narrativa. Em uma das cenas em que Joe e 22 procuram pela faísca que despertaria o desejo de viver da alma, diversas referências visuais a outras produções do estúdio aparecem, como o balão de 'Up – Altas Aventuras', o carro da Pizza Planet de 'Toy Story', o número A113, presente em todos os filmes da Pixar, e a icônica lamparina da logo da empresa.

No Grande Antes, o universo onde as almas se preparam antes de nascer, é possível ver a estátua de Walt Disney de mãos dadas com o Mickey. Já no abrigo de 22, a bola da Pixar aparece entre seus pertences, enquanto em Nova York, o número 2319, usado como código em Monstros S.A, surge em um vagão de metrô, que também traz um banner da empresa Brang, responsável pela mudança da família de Riley em 'Divertida Mente'.

Por fim, em uma cena nas ruas da cidade, um cartaz exibe o nome Porto Rosso, referênciana época ao inédito filme, 'Luca'.


5.  Escultura sueca como inspiração

Cena de 'Soul' (2020)
Cena de 'Soul' (2020) - Divulgação/Pixar

O Pré-Vida, cenário central da animação, foi criado como um espaço neutro e original para evitar interpretações religiosas sobre o pós-vida. Segundo a produtora Dana Murray, "é especificamente por isso que não fomos para ‘o além da vida’, porque é onde a maioria das religiões têm pensamentos diferentes. Então, é por isso que criamos esse mundo, o Pré-Vida, porque parecia um território neutro" (Via Rolling Stones).

O codiretor Pete Docter revelou que se inspirou em uma escultura sueca e nas obras de Charles Schulz, criador de 'Peanuts', para dar forma aos conselheiros e aos demais elementos visuais desse mundo, criando um ambiente lúdico e filosófico ao mesmo tempo.