Em celebração ao Dia Mundial do RBD, descubra ou relembre 5 fatos curiosos sobre a banda mexicana que os fãs precisam saber
Nesta sexta-feira, 04, é celebrado o Dia Mundial do RBD, data que comemora os feitos acumulados juntos por Anahí, Dulce María, Alfonso “Poncho” Herrera, Christopher von Uckermann, Maite Perroni e Christian Chávez, que formam o sexteto que surgiu na ficção, mas se tornou real.
Acontece que o RBD foi formado durante a novela “Rebelde”, produzida pela Televisa, que estreou nessa mesma data, em 2004, apresentando os seis atores na pele dos personagens Mía Colucci, Roberta Pardo, Miguel Arango, Diego Bustamante, Lupita Fernández e Giovanni Méndez, respectivamente, que logo se tornaram tão populares que não demorou para transformarem a banda fictícia, planejada inicialmente apenas para a TV, em um projeto que ultrapassava o alcance das telinhas, lançando discos, participando de programas e realizando shows por vários países em turnês.
Ao longo dos anos que permaneceram juntos, diversas informações curiosas foram descobertas e outras passam a fazer parte da história da banda. Por isso, em celebração ao Dia Mundial do RBD, a RECREIO reuniu 5 curiosidades sobre o RBD que você precisa saber:
Ao assistir à novela ou ver apresentações da banda, algo que chama a atenção é a grande conexão que eles aparentam ter, e isso pode ter ligação ao fato de que alguns deles já se conheciam antes de "Rebelde"! Acontece que Dulce María, Anahí, Christian Chávez e AlfonsoHerrera fizeram parte do elenco da série mexicana “Clase 406” (2002 — 2003).
Além disso, no ano em que “Rebelde” foi ao ar pela primeira vez, alguns membros da banda namoravam, já que Alfonso Herrera e Dulce María estiveram juntos de 2002 até 2005, enquanto Anahí e Christopher von Uckermann se relacionaram brevemente em 2004.
A veia artística de Dulce María tem uma herança inesperada! Acontece que a atriz e cantora é sobrinha-neta da pintora mexicana Frida Kahlo (1907 — 1954), e ainda que as duas nunca tenham se conhecido, Dulce já até se inspirou em Frida para o conceito das músicas e no visual do álbum ‘Origen’ (2021).
O sucesso do RBD ultrapassou as fronteiras do México, e por esse motivo, alguns álbuns da banda ganharam versão em outros idiomas. No caso do português, é possível ouvir as vozes do sexteto em “Rebelde – Edição Brasil”, que é a versão do primeiro disco do grupo lançado em 2004, e “Nosso Amor Rebelde”, que surgiu em 2006.
Nesse meio tempo surgiu também o álbum ‘Rebels’, com estreia em 19 de dezembro de 2006, contém 13 faixas cantadas em inglês.
Em 2023, o RBD se reuniu novamente na turnê “Soy Rebelde Tour”, a primeira realizada em 15 anos, ou seja, desde o anúncio do fim da banda em 2008. No entanto, os shows não contaram com a presença de Alfonso Herrera, que afirmou ao jornal El País que no momento ele tem tido outras prioridades.
“Estou muito feliz com os projetos que tenho no momento, que é onde estou depositando minha energia. Sei que esse projeto [os novos shows do RBD] será um sucesso estrondoso e só tenho votos de felicidades para eles”, comentou o intérprete de Miguel.
Ao longo da carreira, o RBD conquistou diversos recordes, dentre eles, o maior número de faixas de um mexicano no Top 200 do Spotify, a playlist mais ouvida do Spotify em apenas 24 horas de criação e a de maior turnê internacional no Brasil.
O último feito foi conquistado com 13 shows nas principais cidades brasileiras através da “Soy Rebelde Tour”, ainda que a marca esteja prestes a ser superada por Bruno Mars, que possui 14 show agendados no país.