Ela está com você em todos os lugares: na escola, nas viagens, nos passeios... Mas, como a mochila foi inventada? Descubra!
A primeira notícia que se tem de seres humanos carregando sacos amarrados nas costas é do século 7 a.C, na África. Povos que viviam no deserto começaram a costurar o couro de animais no formato de uma bolsa para carregar comida, água e até bebês.
Séculos se passaram e o primeiro conceito de mochila caiu no esquecimento. Até que, em 1914, a revista norte-americana Outing Magazine, sobre acampamento, publicou uma reportagem ensinando a dobrar um lençol para guardar coisas dentro, criando uma back-pack (mochila, em inglês).
Foi a partir da popularização da versão feita com lençol que as mochilas mais parecidas com as que conhecemos hoje começaram a ser fabricadas. No início, eram mais usadas por fãs de trilhas, rapel e acampamento. Isso fez com que empresas passassem a investir na produção de mochilas mais variadas, feitas de tecido e nylon (fibra sintética).
A praticidade de poder carregar os pertences em uma bolsa carregada nas costas atraiu executivos e trabalhadores, que começaram a usá-la para levar coisas do dia a dia. Isso incentivou a produção de modelos adaptados às cidades, com espaço para o laptop, por exemplo.
Hoje, há modelos de diversos tamanhos, materias e estilos, voltados para objetivos e situações diferentes.