Graças ao seu poder de resolução, o microscópio tem a capacidade de ampliar a imagem de objetos muito pequenos
Utilizado em diversas áreas da Ciência, o microscópio é um instrumento óptico que consegue ampliar imagens de objetos muito pequenos em até 1.000 vezes. Entenda como ele funciona!
A base, parte inferior do corpo do microscópio, é o que sustenta o instrumento. Ela deve ser sempre apoiada em um lugar plano e seguro. Então, o objeto a ser examinado deve ser colocado em uma lâmina de vidro, que é encaixada no local chamado mesa ou platina.
A ampliação dos objetos é feita por um sistema de lentes, espelhos e uma fonte de luz. Funciona assim: O microscópio conta com uma lente objetiva e uma ocular, que ficam nas extremidades opostas de um tubo, que pode ser estendido ou encurtado. O feixe luminoso é refletido por um espelho e passa por um condensador.
Depois, a luz atinge o objeto a ser examinado e é encaminhada para o tubo formado pelas lentes. A lente objetiva faz com que se forme uma imagem ampliada e intermediária do objeto. Já a lente ocular funciona como uma lupa, fornecendo a imagem final.
Já o botão de foco funciona como em uma máquina fotográfica - se não houver esse ajuste, tudo fica embaçado. Por fim, toda essa informação é captada pelo seu olho. E o que antes não dava para ver a olho nu aparece como em um passe de mágica!