No início, as pessoas poderiam levar até 30 minutos para tirar uma única foto! Acompanhe a trajetória dessa invenção
Lucas Vasconcellos Publicado em 16/04/2021, às 13h00 - Atualizado em 23/07/2022, às 12h00
Depois de anos tentando, o francês Nicéphore Niépce faz a primeira fotografia da história. A partir da janela do segundo andar da própria casa, ele reproduziu uma imagem em uma chapa de estanho. Para isso, usou uma câmera escura (caixa composta de paredes opacas, com um orifício e superfície sensível à luz e a substâncias capazes de fixar a imagem).
Surge o daguerreótipo, equipamento inventado pelo francês Louis Daguerre e considerado o primeiro método a ser comercializado. Mas ele era caro e levava até 30 minutos para fazer uma só foto.
É criada a Sutton Panoramic, primeira máquina capaz de tirar fotos panorâmicas (fotografia grande na horizontal e vertical, mostrando uma paisagem inteira). Invento do inglês Thomas Sutton.
A primeira câmera a usar filme de rolo, feita para consumidores em geral, é lançada pela empresa norte-americana Kodak. O filme fazia até 1.010 imagens. Mas, depois que acabava, não era possível colocar outro.
É a vez da Ermanox, câmera fácil de usar, inventada pelo alemão Heinrich Ernemann. Ela foi muito útil para o fotojornalismo.
A primeira câmera com revelação instantânea (foto revelada na hora, pela própria câmera) foi a Polaroid Model 95, projetada pelo norte-americano Edwin Land.
É lançada a primeira câmera brasileira: a Kapsa, também conhecida como Pinta Vermelha. Por ser produzida aqui, era um pouco mais barata do que as outras que existiam no mercado.
Nessa década é criada a primeira câmera eletrônica: a Sony Mavica. Ao invés de filmes, ela tinha um pequeno disco para guardar as imagens.
Surge a Kodak DCS 100, primeira câmera digital. As fotos tiradas eram armazenadas em uma base separada. Então, por meio de um cabo, era possível ver a imagem capturada em uma tela. Esse modelo permitia o envio mais rápido das imagens e, por isso, foi bastante usado por jornais, por exemplo.
É lançada, pela Fujifilm, a Instax, câmera que permitia a revelação do filme na hora. O modelo perderia força quatro anos mais tarde, com o surgimento dos celulares com câmera. A moda voltou somente em 2010, com modelos mais modernos e com cores.
O primeiro celular com câmera foi o Sanyo SCP-5300. Mas a resolução da imagem era baixa e a câmera fotografava apenas 3 metros de distância.
A Sony Ericson lança o primeiro celular com câmera frontal (para fazer selfies). As imagens tinham qualidade muito ruim (apenas 0,3 megapixel). Não houve novidades nesse setor até 2010.
O iPhone 4 ganha câmera frontal e faz com que as selfies virem moda nas redes sociais. A partir disso, a qualidade das imagens nesse tipo de câmera só melhorou.
Hoje, é possível comprar celulares com tecnologias como reconhecimento facial e câmera quádrupla. E o mercado não para de crescer!
Bem-estar digital realista: estratégias para pais enfrentarem os desafios da tecnologia
Saiba como o chat GPT pode afetar a cognição humana
Do 'tijolão' ao smartphone: Conheça a evolução do celular
Como a televisão funciona?
Crianças e jovens brasileiros são os que mais utilizam aparelhos eletrônicos no mundo
5 grandes mestres da tecnologia