Entenda a importância destes cinco nomes para a tecnologia
Redação Publicado em 16/03/2022, às 18h31
Primeiro computador
Nome: Charles Babbage
Por que fez a diferença: cientista, matemático e professor da Universidade de Cambridge (Inglaterra), Babbage formou, em 1812, o grupo Analitical Society (Sociedade Analítica) para aprofundar o cálculo analítico. Em 1820, ele desenvolveu o primeiro instrumento eletrônico capaz de realizar operações de forma programada. A máquina funcionava com um sistema mecânico de engrenagens e foi o primeiro equipamento parecido com o computador que usamos hoje.
O começo da programação
Nome: Ada Lovelace
Data e local de nascimento: em Londres (Inglaterra)
Por que fez a diferença: filha de uma estudiosa da matemática, mostrou interesse pela ciência desde criança. Ada ajudou Charles Babbage a desenvolver a primeira máquina de cálculo e foi responsável por criar o algoritmo usado para calcular funções matemáticas (criando, assim, programas para a máquina de Babbage). Ela também inventou o conceito de sub-rotina: uma sequência de instruções que pode ser usada várias vezes em diferentes contextos
Mil e uma ideias
Nome: Thomas Edison
Data e local de nascimento: 11 de dezembro de 1847, em Milan, Ohio (Estados Unidos)
Por que fez a diferença: trabalhou na empresa de telégrafos Western Union e, em 1874, criou um novo modelo do aparelho. Em 1877, enquanto tentava aperfeiçoar o telefone (inventado por Alexander Graham Bell), acabou criando o fonógrafo, o primeiro aparelho da história capaz de gravar e reproduzir sons. Depois de realizar mais de mil experiências, Edison inventou a lâmpada elétrica. Em 1880, patenteou o sistema de distribuição elétrica e criou uma companhia para construir estações de geração de energia.
Computação moderna
Nome: Alan Turing
Data e local de nascimento: 23 de junho de 1912, em Londres (Inglaterra)
Por que fez a diferença: aos 15 anos, já conseguia resolver problemas matemáticos complexos. Em 1930, formou-se em matemática pela Universidade de Cambridge (Inglaterra). Durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), desenvolveu técnicas para decifrar mensagens codificadas dos alemães. Em 1936, Turing criou uma máquina capaz de manipular símbolos em uma fita de acordo com uma série de regras para guardar informações. Essa máquina é considerada a precursora dos computadores modernos.
Empresa revolucionária
Nome: Steve Jobs
Data e local de nascimento: 24 de fevereiro de 1955, em São Francisco (Estados Unidos)
Por que fez a diferença: em 1972, conheceu Stephen Wozniak, especialista em fazer programas e circuitos integrados. Quatro anos mais tarde, os dois lançaram o Apple I, primeiro computador pessoal, instalado em uma caixa de madeira. O Apple II, de 1977, foi um grande sucesso, com milhões de unidades vendidas na década de 1980. A partir do ano 2000, Jobs criou o iPod, o iPhone e o iPad, que revolucionaram a indústria de computadores pessoais, o mundo da música e dos telefones celulares.
Bem-estar digital realista: estratégias para pais enfrentarem os desafios da tecnologia
Saiba como o chat GPT pode afetar a cognição humana
Do 'tijolão' ao smartphone: Conheça a evolução do celular
Linha do tempo: Descubra como funcionava a fotografia antes das selfies
Como a televisão funciona?
Crianças e jovens brasileiros são os que mais utilizam aparelhos eletrônicos no mundo