'As Crônicas de Nárnia' também já ganhou série; veja os detalhes da produção que foi ao ar cerca de uma década e meia antes dos filmes da Disney
Izabela Queiroz Publicado em 22/01/2025, às 13h25
É provável que a adaptação mais lembrada dos livros escritos por C.S Lewis sejam os longas-metragens live-action lançados pela Disney: "As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa" (2005), "Príncipe Caspian" (2008) e "A Viagem do Peregrino da Alvorada" (2010).
Nos filmes, Lúcia (Georgie Henley), Edmundo (Skandar Keynes), Susana (Anna Popplewell) e Pedro (William Moseley), acabam descobrindo Nárnia após encontrarem, por acidente, um portal em um guarda-roupa. Ao atravessarem, o quarteto acaba dando de cara com um mundo fantástico em que há animais falantes e criaturas mitológicas, e se aliam ao Leão Aslan para ajudar nas batalhas para salvar Nárnia do mal que tenta a dominar.
Mas, sabia que "As Crônicas de Nárnia" também contou com uma série live-action cerca de uma década e meia antes da história poder ser vista nas telonas?
A produção britânica foi lançada pela BBC e contou com três temporadas para adaptar quatro dos sete livros que chegaram as prateleiras entre 1950 e 1956. São eles: "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa", "Príncipe Caspian", "A Viagem do Peregrino da Alvorada" e "A Cadeira de Prata".
Conforme repercutido pelo portal IGN, nos episódios que foram ao ar entre os anos 1980 e 1990, há algumas diferenças em compração ao trio de filmes que chegaram depois. Isso porque, enquanto a obra cinematográfica traz Aslan como um personagem de CGI, na série ele era feito por um enome boneco, além de se destacar por trazer um tom mais parecido ao que é retratado nos livros.
Cada temporada tinha em média 4-5 episódios cuja duração variava entre 25-30 minutos. Ainda que não tenha expandido muito o alcance para além do país em que foi lançada, a série agradou o público e a crítica quando foi lançada, já que foi indicada ao Emmy na categoria "Melhor Programa Infantil".
Hoje a produção não pode ser encontrada em plataformas de streaming no Brasil, mas há canais de fãs no YouTube que disponibilizaram o conteúdo de forma gratuita.
Além dos longas-metragens da Casa do Mickey e do projeto que ganhou forma pela BBC, "As Crônicas de Nárnia" ganhará mais uma versão. Acontece que em 2018, a Netflix adquiriu os direitos das obras e à partir de 2023 começou a revelar as novidades da adaptação que irá produzir.
Segundo os planos da gigante dos streamings, o projeto será comandado pela diretora de "Barbie", Greta Gerwig, que promete trazer uma visão ainda não vista sobre a história. No elenco, Louis Partridge, ator que deu vida ao personagem Lorde Tewksbury na franquia de “Enola Holmes”, foi o único nome confirmado.
A versão da Netflix deve estrear primeiros nos cinemas em 26 de novembro, e depois no catálogo da plataforma, onde os assinantes poderão assisitir o conteúdo partir de 25 de dezembro.
Confira data show da IU que será transmitidos nos cinemas
Que horas será revelada a lista dos indicados ao Oscar 2025?
RIIZE faz doação generosa em nome do fã clube
O filme de 'As Crônicas de Nárnia' que nunca foi lançado
NewJeans fará novo comeback? Internautas especulam dica em publicação
Além de 'Quando o Telefone Toca': 5 k-dramas com Yoo Yeon Seok e Chae Soo Bin