Úrsula, em cena de ‘A Pequena Sereia’ - Reprodução/Disney
A Pequena Sereia

'A Pequena Sereia': Afinal, por que Úrsula foi banida do reino?

Descubra as respostas para uma das principais dúvidas sobre 'A Pequena Sereia', filme do selo Disney lançado nos cinemas em 1989

Izabela Queiroz Publicado em 10/08/2024, às 10h00

Surgindo como uma adaptação do conto escrito pelo dinamarquês Hans Christian Andersen no ano de 1837, a animação da Disney ‘A Pequena Sereia’, chegou aos cinemas em 1989 para apresentar aos cinemas a história de Ariel, a princesa de Atlântida, que queria deixar o oceano e descobrir como era a vida que os humanos levavam na superfície. 

Na trama, o sonho de Ariel se torna ainda mais profundo quando ela salva um jovem príncipe chamado Eric após um acidente na tempestade, onde uma paixão entre os dois acaba sendo despertada, a levando a fazer um trato perigoso com Úrsula, a bruxa do mar, para que ela pudesse fazer parte de um mundo que não era o dela.

O momento adianta não só o perigo que Ariel enfrentará ao ceder a sua voz em troca de pernas humanas, mas também fornece uma prévia do grande poder de Úrsula, que deseja firmar o acordo para que ela conseguisse voltar para a realeza, destronando o Rei Tritão, e se tornando a grande rainha dos oceanos.

Mas, por que Úrsula foi banida do reino?

Logo no início da animação, Úrsula observa Ariel e relembra que também já fez parte da nobreza de Atlântida, antes de ser banida e exilada longe do castelo, mas durante o filme, o motivo pelo qual ela foi excluída da sociedade submersa não é revelado.

A resposta, segundo o Screenrant, só surgiu no musical ‘The Little Mermaid’, onde Úrsula e o Rei Tritão são apresentados como irmãos. A história ganha forma ao explicar que o pai da dupla morreu, fazendo com que o reinado de Atlântida fosse dividido igualmente entre os dois irmãos, que deveriam comandar o mar com a ajuda de seus itens mágicos: o tridente e a concha mágica de Nautilus. 

No entanto, o poder subiu à cabeça de Úrsula, fazendo com que ela tentasse destronar seu irmão com o uso da magia, já que ela sempre foi uma boa feiticeira. O plano acaba não dando certo, o que fez com que ela fosse banida para longe do castelo.

A explicação ganhou uma versão ainda mais perversa quando o musical foi reinventado por Glenn Casale. Dessa vez, Úrsula e Tritão não eram os únicos que poderiam herdar o trono, já que eles eram os dois mais novos de oito filhos. Cega pela ganância, a bruxa do mar matou todos os seus irmãos mais velhos até se tornar rainha.

Live-action de ‘A Pequena Sereia’

Além disso, é possível que mais detalhes sobre o passado da vilã sejam explorados no live-action de 'A Pequena Sereia', filme que deve estrear em 26 de maio e que trará a atriz Melissa McCarthy, na pele da grande vilã.

O filme recebeu seu trailer completo na noite do último domingo, 12, durante o intervalo da 95ª cerimônia do Oscar, onde os fãs podem conferir o visual completo de Úrsula. Relembre!

Entretenimento filmes animação Disney live-action A Pequena Sereia musical Ariel Úrsula

Leia também

Naruto: Quais são os episódios fillers do famoso anime?


Quarteto Fantástico: Julia Garner revela como será figurino da Surfista Prateada


Descubra quais são os novos atores escalados para live-action de One Piece


BTS alcança marca histórica no Spotify com 'Dynamite'


O dia em que o Girls' Generation perdeu seu videoclipe momentos antes do comeback


Jinyoung, do GOT7, surge em novas fotos do k-drama 'The Witch'