Após a revelação do documento interno com comentários maliciosos relacionados a inúmeros artistas de k-pop, a HYBE se pronunciou sobre a controvérsia
Daniela Bazi Publicado em 29/10/2024, às 11h57
Nos últimos dias, um dos principais assuntos das redes sociais tem sido o documento interno da HYBE divulgado durante a auditoria do Comitê de Cultura, Esportes e Turismo da Assembleia Nacional em 24 de outubro, onde o relatório de 18 mil páginas conta com uma série de comentários maliciosos sobre inúmeros artistas da indústria do k-pop, incluindo de outras empresas.
No documento, é possível ver críticas relacionadas à aparência e habilidades de estrelas de agências como a YG Entertainment, SM Entertainment e JYP Entertainment, conhecidas com Big3, além de comentários relacionados a rumores infundados e planos para táticas de marketing viral que diminuiriam a concorrência, entre outros.
Nesta terça-feira, 29, o CEO da HYBE, Lee Jae Sang, compartilhou um pronunciamento oficial por meio do site do conglomerado, onde pede desculpas por toda a controvérsia, e afirma que tem entrado em contato com cada uma das empresas citadas no relatório para pedir perdão individualmente. Confira a tradução:
“Como CEO da HYBE, peço sinceras desculpas em relação ao documento de monitoramento da HYBE.
Em relação ao nosso documento de monitoramento que foi destacado durante a auditoria do Comitê de Cultura, Esportes e Turismo da Assembleia Nacional em 24 de outubro, peço profundas desculpas aos artistas, às partes interessadas da indústria e aos fãs.
Este documento foi criado como parte de um processo para reunir retrospectivamente várias reações e opiniões públicas sobre tendências e questões da indústria. Embora tenha sido planejado para ser compartilhado apenas com um número limitado de líderes para entender os sentimentos do mercado e dos fãs, o conteúdo era altamente inapropriado. O documento continha expressões provocativas e explícitas direcionadas a artistas de K-pop, incluía opiniões e avaliações pessoais do autor e foi preservado por escrito. Como representante da empresa, reconheço todos os erros e assumo total responsabilidade. Lamento particularmente e estou angustiado com as suspeitas infundadas de marketing viral reverso que não são verdadeiras, causando mal-entendidos e danos a artistas e indivíduos inocentes.
Peço desculpas formal e respeitosamente aos artistas externos mencionados no documento que sofreram danos e sofrimento. Também estamos entrando em contato com cada agência individualmente para oferecer nossas desculpas diretamente. Além disso, também estou estendendo sinceramente um pedido oficial de desculpas a todos os artistas do HYBE Music Group que foram submetidos a críticas devido à empresa.
Reconheço a falta de conscientização entre a liderança que recebeu o documento e, como CEO, imediatamente interrompi a criação de tais documentos de monitoramento. Prometo estabelecer diretrizes e fortalecer os controles internos para evitar que tais problemas ocorram novamente.
Mais uma vez, peço desculpas aos artistas, stakeholders da indústria, fãs e todos que amam e apoiam o K-pop pela dor causada por este incidente. Como representante da empresa, comprometo-me com a reflexão e autoexame completos para retificar erros passados e priorizar os direitos de todos os artistas de K-pop e o respeito pelos fãs. Faremos o máximo para contribuir para o desenvolvimento saudável da indústria do K-pop.
Obrigado.
CEO da HYBE, Lee Jae Sang”.
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