Após ser criticada por protagonista de 'The Last Of Us', J.K Rowling recebe reprovação do intérprete de Oliver Wood nos filmes de Harry Potter
Maria Eduarda Casado Publicado em 24/04/2025, às 18h35 - Atualizado às 18h37
A lista de atores da franquia Harry Potter que se manifestam publicamente contra os discursos transfóbicos de J.K. Rowling segue crescendo, desta vez foi Sean Biggerstaff quem decidiu não se calar aos preconceitos da autora. O intérprete de Oliver Wood, personagem que marcou presença nos dois primeiros filmes da saga e retornou no desfecho final, usou o X, antigo Twitter, para rebater a escritora após mais uma declaração polêmica nas redes.
O estopim foi uma postagem de Rowling celebrando a exclusão de mulheres trans da definição legal de “mulher” no Reino Unido, uma decisão que tem sido duramente criticada por ativistas e especialistas em direitos humanos. Portanto, em resposta, o ator foi direto ao dizer: “A intolerância apodrece o espírito.”
Ele ainda respondeu a um comentário que questionou se o mesmo continuava consumindo produtos da saga Harry Potter, e em resposta o artista afirmou ter parado e que "pensei que, se eu não gostar de nada que a Jo disse, seria justo que a Warner Bros Inc. ficasse com o dinheiro que me deve."
Absolutely yeah. I figured, if ever I'm not keen on anything Jo's said, it's only right that Warner Bros Inc keep hold of the money they owe me. This is obviously sane. https://t.co/PnrWADNt00
— Sean Biggerstaff (@Seanchuckle) April 22, 2025
Contudo, o pronunciamento não parou por aí, ao que o ator também criticou o apoio financeiro de Rowling ao grupo For Women Scotland, um coletivo que atuou ativamente a favor da decisão judicial.
“A maioria das mulheres escocesas, que não concordam com essas babacas, não estão sendo financiadas por uma bilionária obcecada", disse.
O posicionamento de Sean reforça o distanciamento cada vez mais nítido entre J.K. Rowling e os rostos que deram vida à sua obra mais famosa como Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint, protagonistas da franquia, que já haviam declarado apoio explícito à comunidade trans em diferentes ocasiões.
O ator que deu vida ao Harry Potter chegou a escrever uma carta aberta através do Trevor Project, lamentando que as falas da autora tenham manchado a experiência de muitos fãs. Já Watson foi ainda mais enfática ao dizer: “As pessoas trans são quem dizem ser e merecem viver suas vidas sem serem constantemente questionadas.”
Mais cedo, nesta quinta-feira, 24, o ator Pedro Pascal, novo Senhor Fantástico da Marvel, também se juntou às críticas, chamando Rowling de “perdedora e hedionda” em um post que viralizou, além de apoiar o boicote à saga mais reconhecida da escritora.
A sabotagem à franquia ganhou força nos últimos anos como resposta direta às falas transfóbicas de sua criadora que, desde 2020, passou a compartilhar opiniões ofensivas à comunidade trans, assim mobilizando fãs e ativistas a interromper o consumo das obras relacionadas à Harry Potter, incluindo livros, filmes, produtos licenciados e novos lançamentos como a série que está sendo produzida pela HBO.
Suzy e Park Bo Gum, de 'Wonderland', já namoraram na vida real?
BLACKPINK tem conta do Spotify hackeada e foto de perfil é trocada para outro grupo
A vez em que Lee Do Hyun terminou com uma ex-namorada por causa de um dorama
Pedro Pascal apoia boicote a Harry Potter e critica J.K. Rowling: 'Perdedora'
Quem é Joseph Zada, ator que viverá Haymitch em 'Jogos Vorazes: Amanhecer na Colheita'?
5 músicas do XG para escutar antes do show em São Paulo