Cena de "Flow" (2025) - Reprodução/UFO Distribution
Flow

Flow: 5 coisas para saber sobre a animação indicada ao Oscar

Animação indicada ao Oscar, "Flow" tem detalhes incríveis que valem a pena serem descobertos; confira 5 deles antes da premiação!

Izabela Queiroz Publicado em 05/02/2025, às 15h01

Há algumas semanas a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou a lista dos indicados ao Oscar 2025, e dentre os nomes foi possível encontrar um título letão-francês-belga que vem ganhando espaço nas premiações cinematográficas e pode levar duas estatuetas na cerimônia marcada para o dia 2 de março no Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia: "Flow"!

A animação concorre a Melhor Filme Internacional contra “Ainda Estou Aqui”, “The Girl with the Needle”, “Emilia Pérez” e “The Seed of the Sacred Fig”, e também a Melhor Animação, disputando o prêmio com “DivertidaMente 2”, “Memoir of a Snail”, “Wallace e Gromit: Vengeance Most Fowl” e “O Robô Selvagem”.

Pensando nisso, a RECREIO reuniu uma lista com 5 coisas para saber sobre "Flow" antes de conferir a transmissão do Oscar; veja:

1. O enredo

A trama é ambientada em um mundo utópico onde os humanos não habitam mais a Terra e os animais lutam pela sobrevivência, já que o planeta foi inundando por água. 

Para contar essa história, um gato preto foi escolhido como o protagonista. Acostumado a viver sozinho, o gato vê sua realidade mudar ao buscar refúgio em um barco quando vê seu lar ser dominado pelo dilúvio. O problema é que para se manter a bordo, ele terá que conviver com animais cuja natureza jamais permitiria que estivessem no mesmo ambiente sem causar confusões, mas, dada a situação do planeta, eles terão que aprender a conviver para poderem sobreviver.

2. Os bastidores

"Flow" não tem diálogos, já que usou sons de animais reais nas cenas. A animação foi feita por meio de um programa de animação 3D de código aberto, o Blender, e o custo total para a produção foi de pouco menos de US$ 4 milhões, valor considerado pequeno em comparação a tramas animadas por grandes companhias de animação como Disney e DreamWorks, por exemplo.

3. O diretor

O título tem direção de Gints Zilbalodis, cineasta letão conhecido por "Longe", filme de 2019, escrito e comandado por ele, que também não tem diálogos. A trilha sonora, que tem 23 música, também foram compostas e produzidas por Zilbalodis em parceria a Rihards Zaļupe; ouça!

 

4. Onde assistir

Lançado em maio deste ano no Festival de Cannes, o longa-metragem está em cartaz nos cinemas brasileiros desde 30 janeiro.

5. Prêmios

Com nota de 7,9 no IMDB e aprovação de 97% no Rotten Tomatoes, a boa avaliação dos agregadores de críticas online também se reflete offline, já que "Flow" ganhou diversos prêmios.

Acontece que a trama venceu ao prêmio principal de animação no Globo de Ouro 2025, onde disputava a estatueta dourada contra "Robô Selvagem", "Divertida Mente 2", "Memórias de um Caracol", "Moana 2" e "Wallace & Gromit: Avengança".

Além disso, também venceu quatro categorias no festival de animação mais prestigiado do mundo, Annecy e ganhou a categoria de Melhor Filme de Animação no New York Film Critics Circle Awards, European Film Awards e Guadalajara International Film Festival, dentre tantos outros.

animações Oscar Globo de Ouro Flow

Leia também

5 k-dramas que você precisa assistir na Netflix em 2025


Vingadores: Doomsday: Sam Wilson é confirmado como o líder da equipe


Riley será mãe? Divertida Mente pode ter sequências até a vida adulta da personagem


5 doramas coreanos que transformam ódio em paixão


Jisoo, do BLACKPINK, promete ação legal contra rumores maliciosos


'The Last of Us' deve ter mais de 3 temporadas