Descubra se Walt Disney realmente precisou hipotecar sua própria casa para financiar seu primeiro longa-metragem, 'Branca de Neve e os Sete Anões'
Daniela Bazi Publicado em 20/05/2025, às 15h12
No ano de 1937, Walt Disney fazia história com o lançamento da primeira animação no formato longa-metragem: “Branca de Neve e os Sete Anões”. Demorando cerca de quatro anos para ser finalizado, a produção contou com a participação de aproximadamente 300 artistas, sendo considerada por muitos como uma loucura.
Durante o documentário “O Primeiro Longa-Metragem da Disney: A Criação de Branca de Neve e os Sete Anões”, do Disney+, Ward Kimball, animador envolvido em Branca de Neve, comenta que "os magnatas do cinema alertaram que Hollywood só via curtas-metragens [de animação] de seis ou sete minutos. Ninguém ficaria uma hora e meia assistindo".
Apesar de muitas pessoas desacreditarem da aposta, Disney se manteve convencido de que uma animação colorida de longa duração iria agradar e emocionar o público. Para isso, ele decidiu usar a tecnologia de “Technicolor”, que ajudava no processamento das cores, dando imagens mais intensas e vivas.
“Walt seguiu em frente. Ele não compartilhava desse pessimismo. Acreditava que se [a animação] tivesse uma boa história, não apenas risos, mas também emoção e tragédia, ela se sairia bem.”, completou Ward Kimball.
Além disso, “Branca de Neve e os Sete Anões” também foi uma das primeiras a utilizar em larga escala a técnica do rotoscópio, que busca ajudar os animadores a criarem desenhos mais realistas e fluidos por meio da filmagem de atores reais.
No entanto, criar a primeira animação em longa-metragem da história, utilizando uma série de técnicas e tecnologias inovadoras, não saiu nem um pouco barato. Na época, o filme custou quase 1,5 milhão de dólares, um valor extremamente alto para a década de 30.
Com isso, destinado a fazer com que seu grande projeto desse certo, Walt Disney decidiu tomar uma decisão arriscada: hipotecar sua própria casa, ou seja, utilizar seu imóvel de garantia para conseguir financiar o filme. Assim, caso a animação desse errado, o cineasta e sua esposa, Lilian, teriam perdido o local onde moravam.
Mesmo com a pressão para fazer o projeto dar certo, e os fortes questionamentos por meio da imprensa e das pessoas ao seu redor, “Branca de Neve e os Sete Anões” fez sua tão esperada estreia com uma cerimônia de luxo no Carthay Circle Theatre, em Los Angeles, Califórnia.
Segundo Kimball, o filme foi um sucesso imediato, com todos os presentes na sessão caindo no choro durante o clímax: “Todos começaram a chorar. Não consegui superar meu espanto. Os críticos haviam rotulado o filme como uma caricatura, mas o público chorou em massa".
Sindicato repudia utilização de IA em voz de Darth Vader no Fortnite
5 sequências da Disney que são realmente boas
5 séries do Disney Channel que muita gente não lembra mais
'The Last of Us' pode ter 4 temporadas, revela criador da série
'Toy Story 5' confirma novo personagem com Conan O'Brien
Monstro? Descubra o que é Stitch, o pet de Lilo