Cena da animação 'Dumbo' (1941) - Reprodução/Disney
Disney

Dia das Mães: 5 mães memoráveis da Disney

Para celebrar o Dia das Mães; relembre cinco mães que se tornaram memoráveis ao ter suas relações com os filhos retratadas pela Disney

Izabela Queiroz Publicado em 09/05/2025, às 13h21

Além da vida real, na ficção também existem mães incríveis! Nas histórias produzidas pelos estúdios Disney, por exemplo, é possível encontrar diversos tipos de maternidade, as quais, como qualquer outra, trazem erros e acertos, mas que, acima de tudo, têm algo importante em comum: o amor compartilhado entre essas figuras maternas e seus filhos.

Pensando nisso, para comemorar esse Dia das Mães, celebrado no Brasil sempre no segundo domingo de maio, a RECREIO reuniu uma lista com 5 mães (do mundo humano e animal) memoráveis retratadas pela Casa do Mickey; confira:

1. Sra. Jumbo (Dumbo)

Cena da animação 'Dumbo' (1941) - Reprodução/Disney

 

Lançado em animação em 1941, e em live-action em 2019, "Dumbo" acompanha o elefantinho que tem orelhas grandes demais desde o nascimento. Acontece que, na trama, a Sra. Jumbo recebe a aguardada a visita do Sr. Cegonha com aquilo que sempre sonhou: um filho, o qual ela nomeou como Jumbo Jr.

No entanto, por ser diferente dos demais da sua espécie, o filhote da Sra. Jumbo começa a ser alvo de zombarias. Tentando poupá-lo dos comentários maldosos, ela sempre o defendeu e acolheu, se metendo até mesmo em uma briga para protegê-lo. 

2. Perdita (101 Dálmatas)

Cena da animação '101 Dálmatas' (1961) - Reprodução/Disney

 

Em "101 Dálmatas" (1996), a estilista Anita e o escrito Roger são donos de Pongo e Perdita, os quais se tornam papais de 15 filhotinhos de dálmatas. O problema? A ninhada é sequestrada pela chefe de Anita, Cruella De Vil, que pretende usar esses e outros filhotes para fazer um casaco de pele.

Com isso, Perdita embarca em uma missão ao lado de Pongo para recuperar seus filhos, superando o medo enquanto farejava e se comunicava com outros cachorros durante o trajeto, e enfrentando a neve, humanos mal-intencionados e outros animais para encontrá-los. Quando os acha, descobre que havia mais 84 filhotes à mercê da maldade de Cruella — e o que ela faz? Adota todos!

3. Lucille, mãe adotiva de Lewis (A Família Do Futuro)

Cena de 'A Família do Futuro' - Reprodução/Disney

 

Título de 2007, "A Família Do Futuro" apresentou a pesquisadora e inventora Lucille Krunklehorn-Robinson, esposa de Bud Robinson e mãe adotiva de Lewis. Na trama, Lewis foi abandonado ainda bebê em um orfanato e, desde então, conheceu diversas famílias, mas nenhuma delas foi capaz de lhe fornecer um lar por não o compreender, afinal, Lewis é apaixonado por invenções científicas e está sempre envolvido em um projeto novo que dá geralmente errado.

Ele já havia desistido de ser adotado, mas, como uma dessas gratas surpresas da vida, ele encontrou seus pais sem menos esperar, já que foi após uma feira de ciências que Lucille decidiu proporcionar tudo aquilo que Lewis merecia: um local seguro para que ele pudesse ser quem sempre foi, afinal ela sempre apoiou seus interesses, compreendeu seus sentimentos e o motivou mesmo com os incontáveis erros, afinal, as falhas fazem parte do processo!

4. Kala (Tarzan)

Cena da animação 'Tarzan' (1999) - Reprodução/Disney

 

Recém-nascido, Tarzan acabou perdendo os pais de forma trágica. Abandonado na floresta, ele quase perdeu a chance de ter um futuro — o qual foi salvo por Kala. Isso porque a mamãe gorila decidiu adotá-lo, mesmo com as críticas daqueles que a rodeavam, fazendo com que ele crescesse seguro, sempre o protegendo e ensinando tudo o que sabia.

5. Rainha Elinor (Valente)

Cena de 'Valente' - Reprodução/Disney

 

Em uma relação complexa com sua filha Merida, a Rainha Elinor, de "Valente" (2012), que é mãe de mais três garotos pequenos e está por trás de muito o que acontece no reino em que vivem, demonstrou ser um exemplo de mãe ao provar estar disposta a aprender com os seus erros e a entender os desejos e sentimentos de Merida para que elas possam ser mais fortes juntas.

Na trama, Merida desafia os costumes ao decidir ser dona de seu próprio destino ao não aceitar os costumes ancestrais do seu reino após ver jovens que não conhecia disputando a sua mão. Elinor tenta fazer com que a filha siga a tradição a fim de garantir que Merida ficasse segura, mas acaba sendo transformada em um gigante urso pardo após ser vítima de uma terrível maldição causada acidentalmente pela princesa, o que faz com que elas embarquem em uma jornada perigosa e repleta de ensinamentos para desfazer o feitiço antes que seja tarde demais.

filmes Disney animações live-action mães Dia das Mães

Leia também

Cena clássica entre protagonistas de 'Como Treinar o seu Dragão' é revelada


'Lilo & Stitch': Quais as diferenças entre o desenho e live-action? Diretor revela


Como assistir ao show de J-Hope, do BTS, nos cinemas?


Cha Eunwoo, do ASTRO, pode se alistar no exército em breve, confirma Fantagio


Rami, do BABYMONSTER, anuncia pausa nas atividades por problemas de saúde


Kim Soo Hyun abre novo processo contra família de Kim Sae Ron e YouTuber