Veja a verdade por trás da questão: "Espelho, espelho meu, quem é mais bela do que eu?", feita pela Rainha Má em 'A Branca de Neve e os Sete Anões'
Izabela Queiroz Publicado em 04/02/2024, às 10h00
Um dos momentos inesquecíveis de 'A Branca de Neve e os Sete Anões' ocorre quando a Rainha Má se dirige ao Espelho Mágico e pergunta: "Mirror, mirror, on the wall, who is the fairest of them all?" ("Espelho, espelho meu, quem é mais bela do que eu?"), visto que a frase muda o curso da história da princesa que se tornou um ícone da cultura pop.
Seja no idioma original, ou nas suas diversas traduções, o trecho da animação da Disney já foi referenciado em diversas obras ao longo dos anos, assim como estampou colecionáveis e foi repetida em diversos contextos por muitos que puderam acompanhar a animação de 1937.
Além disso, a frase se tornou também título de um filme inspirado no conto de fadas dos irmãos Grimm: “Mirror, Mirror” (“Espelho, Espelho meu”, em português), lançado em 2012, onde Lily Collins dá vida a princesa e a rainha é vivida por Julia Roberts — mas, você sabia que a frase correta não é essa?
Na verdade, a Rainha Má diz: "Magic mirror on the wall, who is the fairest one of all?" ("Espelho mágico na parede, quem é a mais bela de todas?"). Ou seja, o correto é "Espelho mágico" e não “Espelho, Espelho”, como muitos acreditavam ser.
Ainda que seja uma revelação um tanto quanto impactante, é comum memórias falsas como essas se espalharem, tanto é que no filme da saga Star Wars, ‘O Império Contra-Ataca’, Darth Vader não fala "Luke, I am your father" ("Luke, eu sou seu pai"), mas sim, "No, I am your father" ("Não, eu sou seu pai").
O fato acontece com tanta frequência, que existe até mesmo um termo cunhado pela pesquisadora de eventos sobrenaturais, Fiona Broome, que é usado sempre que um grupo de pessoas compartilham a mesma lembrança de algo que jamais aconteceu: o Efeito Mandela.
O termo foi criado após Broome perceber que assim como ela, outras pessoas também acreditavam que o líder rebelde e presidente da África do Sul, Nelson Mandela, teria falecido na prisão durante a década de 1980, sendo que, na verdade, ele faleceu em 2013, aos 95 anos, como explica o portal Aventuras na História.
Mas, além da variação que surgiu através da falsa memória coletiva, a icônica frase da Rainha Má passará por uma alteração real. Isso acontecerá no live-action dirigido por Marc Webb, que deve chegar aos cinemas em 2024, visto que a motivação do conflito entre a princesa e rainha não será mais a disputa por beleza.
A revelação foi feita pela intérprete da Branca de Neve em carne e osso, Rachel Zegler e a atriz que viverá a vilã, Gal Gadot, em entrevista a Variety. “Quando começamos a reimaginar o papel real de Branca de Neve, tornou-se o 'mais justa de todos', o que significa quem é a mais justa e quem pode se tornar uma líder fantástica”, explicou Zegler.
Naruto: Quais são os episódios fillers do famoso anime?
Quarteto Fantástico: Julia Garner revela como será figurino da Surfista Prateada
Descubra quais são os novos atores escalados para live-action de One Piece
BTS alcança marca histórica no Spotify com 'Dynamite'
O dia em que o Girls' Generation perdeu seu videoclipe momentos antes do comeback
Jinyoung, do GOT7, surge em novas fotos do k-drama 'The Witch'