Yeri e Wendy, do Red Velvet, para o álbum 'Perfect Velvet' - Divulgação/SM Entertainment
SM Entertainment

Além de Wendy e Yeri: Idols que já deixaram a SM Entertainment

Conheça alguns outros idols que, assim como Wendy e Yeri, do Red Velvet, também já encerraram seus contratos com a SM Entertainment

Redação Publicado em 07/04/2025, às 17h19

Na última semana, os fãs do Red Velvet foram surpreendidos com o anúncio de que Wendy e Yeri decidiram não renovar seus contratos com a SM Entertainment e estariam deixando a empresa, porém, continuarão fazendo parte do grupo e estarão presentes nos próximos lançamentos do conjunto.

No comunicado oficial, a agência diz que “como membros do Red Velvet, Wendy e Yeri trabalharão conosco em suas atividades em grupo, e pedimos que você aguarde a jornada brilhante do Red Velvet que continuará a se desenrolar”.

Apesar de ser uma das maiores empresas de k-pop da indústria, vale lembrar que, ao longo dos anos, a SM também já perdeu outros grandes artistas. Confira alguns astros que deixaram a SM Entertainment!

1. Onew e Taemin (SHINee)

Onew e Taemin, do SHINee, para o álbum 'HARD' - Divulgação/SM Entertainment

 

Em março de 2024, Taemin e Onew, surpreenderam a todos com o anúncio de que, com o fim de seus contratos exclusivos, não renovariam com a SM Entertainment. Apesar de ainda fazerem parte do SHINee, e promoverem com o grupo sob o selo da agência, hoje, os dois se encontram em empresas distintas: enquanto o maknae está na BPM Entertainment, casa do VIVIZ E BADVILLAIN, o líder assinou com a recém-criada GRIFFIN Entertainment.


2. f(x)

Grupo experimental da SM, todas as integrantes do f(x) deixaram a empresa em 2019. Atualmente, a líder Victoria trabalha como atriz, com projetos na China; Amber segue na carreira de cantora, sob o selo da Steel Wool Entertainment; Luna, além de lançar álbuns, também tem apostado no teatro musical, tendo sua carreira gerenciada por sua própria empresa, a Grida Entertainment; já a maknae, Krystal, após sair da SM Entertainment, assinou com a H& Entertainment, e tem focado apenas em sua carreira de atriz na Coreia do Sul.

Concept photo do f(x) para o álbum 'Pink Tape' - Divulgação/SM Entertainment

 

Vale lembrar ainda que Sulli, idol que fez parte do grupo de 2009 a 2015, foi a única que permaneceu na empresa. Infelizmente, a artista faleceu em outubro de 2019, aos 25 anos.


3. Jaejoong, Yoochun e Junsu (TVXQ!)

O TVXQ! debutou como um grupo de cinco integrantes em 2003, porém, em 2009, Jaejoong, Yoochun e Junsu decidiram processar a SM Entertainment para rescindir seus contratos, que teriam duração de 13 anos, segundo o Koreaboo, e apresentava distribuições injustas de lucro. No mesmo ano, os contratos foram oficialmente suspensos após o Tribunal Distrital Central de Seul decidir a favor dos idols.

Jaejoong, Yoochun e Junsu em conferência de imprensa no ano de 2014 - TPG/Getty Images

 

Além de buscarem melhores condições de trabalho, a atitude do trio foi extremamente importante para a indústria do k-pop visto que, graças a disputa, uma série de discussões sobre o período dos contratos surgiu no país, levando a Comissão de Comércio Justo sul-coreana a emitir um novo regulamento exigindo que os contratos de entretenimento tenham, no máximo, sete anos de duração. Atualmente, Jaejoong está sob o selo de sua própria empresa, a iNKODE; Junsu assinou com a PALMTREE ISLAND; e Yoochun se aposentou dos palcos.


4. Seohyun, Tiffany, Sooyoung e Sunny (Girls’ Generation)

Concept photo de Seohyun, Tiffany, Sooyoung e Sunny para o álbum 'FOREVER 1' - Divulgação/SM Entertainment

 

Em 2017, pouco tempo após o aniversário de 10 anos do Girls’ Generation, Seohyun, Tiffany e Sooyoung anunciaram que estavam deixando a agência após o fim de seus contratos. Com as três intercalando a carreira de cantora com a de atriz, hoje Seohyun está na Namoo Actors, Tiffany na SUBLIME e Sooyoung na Saram Entertainment. Já Sunny anunciou sua saída da SM Entertainment em 2023, após 16 anos de colaboração, e, desde então, ainda não assinou com outra empresa.


5. Kris, Tao, Luhan, Baekhyun, Chen, Xiumin, D.O. e Lay (EXO)

No ano de 2014, Kris, Tao e Luhan entraram com um processo contra a SM Entertainment exigindo o fim de seus contratos com a empresa, e acabaram deixando o grupo. Em 2022, Lay anunciou por meio do Instagram que estava deixando a agência, mas que “sempre serei o Lay quando os meus membros precisarem”. Até o momento, o idol segue em hiato nas atividades do grupo.

Capa do álbum 'Miracles in December', do EXO - Divulgação/SM Entertainment

 

Já em 2023, Baekhyun, Chen e Xiumin também entraram com uma ação legal contra a empresa pedido o fim dos contratos, porém, ainda conseguiram o direito de se manter na formação.

Red Velvet EXO k-pop SHINee f(x) Girls' Generation TVXQ JYJ

Leia também

Qual é o destino de Joel no jogo 'The Last of Us Parte II'?


Além de Itaewon Class: 5 doramas com Park Seo Joon


Integrantes do T-ARA se reúnem em casamento de Hyomin


BTS: O pedido curioso que RM fez para Jujutsu Kaisen


Exposição Mundo Pixar volta para São Paulo após 3 anos


David Corenswet confirma participação especial em novo filme do Superman