Assim como "Minecrat", existem diversos jogos, com diferentes narrativas, que poderiam ganhar uma adaptação nos cinemas; descubra 5 deles!
Izabela Queiroz Publicado em 05/04/2025, às 09h00
Cada vez mais os jogos têm deixado de ter suas histórias apresentadas apenas para os que se aventuram em explorar o enredo enquanto o jogam através dos consoles, dispositivos móveis ou PC.
Acontece que, nos últimos tempos, tem se tornando comum observar a narrativa e o universo de diversos games sendo adaptados para outros formatos, ganhando espaço em produções seriadas para TV e longas-metragens, como Minecraft, por exemplo, jogo de 2011 que serviu de inspiração para "Um Filme Minecraft", o qual entrou em cartaz nos cinemas brasileiros na última quinta-feira, 03.
Com elementos essenciais do game inseridos em uma história original repleta de aventura, o filme acompanha quatro desajustados que adentram o Overworld misteriosamente e precisam usar da criatividade e trabalho em equipe — além da ajuda de Steve — para conseguir salvar esse mundo e voltar para casa. Relembre o trailer:
Outros exemplos incluem "Super Mario Bros. O Filme", que baseado no mundo dos jogos do Mario da Nintendo se tornou a segunda maior bilheteria de um filme animado nos cinemas, e a franquia "Sonic", que ao trazer personagens dos jogos da SEGA, conquistou o público e o terceiro filme alcançou o segundo lugar na lista das maiores bilheteria de filmes de games, além do prometido live-action "The Legend of Zelda", que deve estrear em 26 de março de 2027.
Por mais que a gama de adaptações seja grande, algumas continuam de fora da seleção que conseguiria ganhar espaço em Hollywood. Pensando nisso, a RECREIO reuniu uma lista com 5 jogos que poderiam ganhar versões para as telonas; veja:
Com deuses, cavaleiros e uma estética sombria e medieval, "Dark Souls" (2011) é situado na Era do Fogo, quando a Primeira Chama, usada para acabar com a Era dos Dragões, começa a se apagar e, como resultado, coloca a vida dos seres criados pelo fogo em ameaça de extinção. No game, os jogadores têm a missão de fazer com que essa maldição acabe.
A história tem duas continuações, as quais seriam perfeitas para fazer com que a trama se tornasse uma franquia nos cinemas.
Também uma franquia, "Red Dead Redemption" conta com dois títulos, onde o primeiro foi lançado em 2010, com John Marston como protagonista. A sinopse diz: "Quando agentes federais ameaçam sua família, o ex-fora da lei John Marston é forçado a caçar a gangue de criminosos que ele já chamou de amigos".
Já o segundo que, apesar de ter sido lançado em 2018, se passa antes do original, traz mais um personagem principal: Arthur Morgan.
A adaptação poderia trazer a história dos dois, inserida no velho oeste americano, e quem sabe, até mesmo a icônica história de terror da expansão Undead Nightmare, onde o mundo de Red Dead Redemption acaba se tornando zona de uma guerra apocalíptica dominada por zumbis.
Com diversos títulos originais e spin-offs, a franquia Crash Bandicoot é protagonizada pelo marsupial Crash Bandicoot, quem está sempre em uma corrida para salvar o mundo das forças do mal — dentre elas, seu criador, o Doutor Neo Cortex que quer a todo custo eliminá-lo.
Ainda que a premissa se assemelhe com a história de Sonic, há diversas histórias no jogo que poderiam trazer adaptações completamente diferentes da protagonizada pelo ouriço azul que também poderiam conquistar grandes públicos nas salas de cinema.
História de ficção cientifica da Quantic Dream, "Detroit: Become Human" (2019) tem a seguinte sinopse: "Ambientada na cidade de Detroit durante o ano de 2036, a cidade foi revitalizada pela invenção e introdução de Androides na vida cotidiana. Mas quando os Androides começam a se comportar como se estivessem vivos, os eventos começam a sair do controle".
Explorando como escolhas e ações dos jogadores podem causar mudanças no futuro do universo do game, gerando diferentes finais, um longa-metragem adaptado poderia seguir diferentes caminhos, além de destacar ainda mais a complexidade dos androides humanoides.
Com muita ação, "Deus Ex" é trazido em um cenário cyberpunk no ano de 2052 enquanto segue JC Denton, um agente com habilidades sobre-humanas que deve lidar com um mundo distópico repleto de facções que lutam por dominação mundial, colocando o jogador em ação enquanto explora a história do game, entra em combate e resolve missões.
Na história, há reflexões sobre trans-humanismo e controle social, além de abordar sociedades secretas e teorias da conspiração que poderia gerar um filme enigmático e sombrio. Vale mencionar que Deus Ex também é uma franquia, cujas narrativas são distintas e podem gerar diversos tipos de adaptações.
5 músicas para relaxar indicadas por V, do BTS
5 vilões da Disney que não eram tão malvados
5 doramas sobre traição que você precisa assistir
'Superman': Tudo o que sabemos sobre o filme com David Corenswet
'Um Filme Minecraft' é canônico ao jogo? Diretor revela
5 sequências da Disney que foram desaprovadas pelos fãs