Imagem promocional do 'Clube do Mickey' (1989 - 1994) - Divulgação/Buena Vista
Clube do Mickey

Afinal, o que foi o famoso 'Clube do Mickey'?

Descubra o que foi o 'Clube do Mickey', programa responsável por lançar grandes estrelas da música e atuação, que está completando 70 anos de estreia

Daniela Bazi Publicado em 21/05/2025, às 12h47

Se você acompanha a indústria do entretenimento e da cultura pop, com certeza já ouviu falar do “Clube do Mickey”, produção infantil que foi responsável por lançar grandes nomes ao estrelato, como Britney Spears, Christina Aguilera, Ryan Gosling e Justin Timberlake.

Mas, o que realmente foi o ‘Clube do Mickey’?

Criado pela Disney, o “Clube do Mickey” surgiu em 1955, há exatos 70 anos, e logo se tornou uma das séries infantis mais populares da televisão de todos os tempos. Sua primeira montagem permaneceu no ar até 1959, e apresentava 24 crianças talentosas que eram conhecidas como “Mousequeteiros”.

Na época, o programa era apresentado por Jimmie Dodd e Roy Williams, os “Mousequeteiros Líderes”, contando com nomes como Tommy Cole, Annette Funicello, Darlene Gillespie, Bobby Burgess, Lonnie Burr e outros, que logo se tornaram grandes celebridades mirins da década.

Jimmie Dodd (à esq.) e Roy Williams (à dir.), apresentadores do 'Clube do Mickey', em 1957 - Hulton Archive/Getty Images

 

Durante a série, os Mousequeteiros realizavam esquetes e números musicais, além de também apresentarem séries e desenhos animados da Disney, e receber os artistas que eram convidados para participar do show. Além disso, o programa chamava atenção por contar com um tema especial para cada dia da semana: às segundas era “Diversão com Música”, às terças “Astro convidado”, às quartas “Tudo pode acontecer”, às quintas “Circo”, e às sextas “Talentos”.

Após quatro temporadas, a obra infantil acabou sendo cancelada em 1959. No entanto, este não seria o seu fim, visto que a produção retornou em 1977 com o título de "The New Mickey Mouse Club" (O Novo Clube do Mickey, em português), permanecendo no ar até dezembro de 1978.

Apresentando uma versão mais modernizada e um elenco com maior diversidade, o novo programa contava com 12 crianças, além de ter sido gravado inteiramente em cores — mais que isso, o programa ainda foi o primeiro da franquia a ser exibido no Brasil, sendo televisionado pela TV Tupi durante o “Clube do Capitão Aza”.

A versão mais popular do “Clube do Mickey”, no entanto, chegou apenas em 1989, seis anos após a estreia do Disney Channel. Sendo o primeiro a ser gravado com uma plateia, o programa foi, novamente, modernizado para se encaixar com o público contemporâneo e, dessa vez, passou a ser voltado para uma faixa etária um pouco mais velha.

Em seu elenco, estavam jovens que, futuramente, se tornaram grandes nomes da música e da atuação: Britney Spears, Christina Aguilera, Justin Timberlake, Ryan Gosling, J.C. Chasez e Keri Russell. O programa foi oficialmente cancelado em 1994, quando o Disney Channel decidiu que iria focar mais apenas em animações e seriados.

Disney Séries Disney Channel Clube do Mickey

Leia também

Quem é a melhor vocalista da 3ª geração do k-pop? Jin, do BTS, dá sua opinião


Live-action de Lilo & Stitch terá sequência? Presidente da Disney responde


Onde assistir todos os episódios do dorama 'Questão de Tempo'?


5 melhores casais de dorama, segundo a Recreio


Dorinha Duval, a primeira Cuca do 'Sítio do Picapau Amarelo', morre aos 96 anos


5 clichês clássicos dos filmes da Disney